DA PAISAGEM COMO OLHAR DO GEÓGRAFO À PAISAGEM COMO OLHAR OS OLHARES DOS OUTROS

Autores

  • Almir Nabozny Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947375

Resumo

Esse ensaio não segue exatamente uma linearidade discursiva. Caracterizase por uma exposição rizomática, partindo de uma pergunta inicial: A paisagem pode se constitui em um “outro” no processo de instituição das identidades? Partindo dessa interrogação, passamos da paisagem centrada no olhar dos geógrafos para o sentir os olhares dos outros. Assim, destacamos as mudanças nas concepções de cultura como elementos que propiciam esse movimento. Disto, chamamos a atenção para três elementos a serem abordados nas construções metodológicas que visem valorizar os olhares dos agentes com as paisagens, são eles: os jogos de escalas, temporalidades, memórias, experiências e plurilocalizações. Por fim, retornamos à questão inicial no âmbito de uma proposição temática. Em que as paisagens, tomadas como conjunto imagético e discursivo, podem configurarse nos olhares, identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Nabozny, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2011-02-22

Como Citar

Nabozny, A. (2011). DA PAISAGEM COMO OLHAR DO GEÓGRAFO À PAISAGEM COMO OLHAR OS OLHARES DOS OUTROS. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(1), 29–42. https://doi.org/10.5902/223649947375

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental