ESTAR TURISTA (TURI-ESTAR), DISCURSOS ESPACIAIS E SENTIDOS DE EFICIÊNCIA MULTITERRITORIAL: UMA BREVE ANÁLISE DO PLANO AQUARELA (2003-2006) / EMBRATUR

Autores

  • Almir Nabozny Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleder Fontana UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947366

Resumo

Esse ensaio busca discutir como os sentidos de se fazer turismo (turi-estar) perpassam por dimensões multitterritoriais. Enquanto exercício de nossa indagação faremos uma breve apreciação do Plano Aquarela (2003-2006), plano esse de metas, dados, entre outras questões, atinentes a divulgação turística do Brasil no exterior, vinculado ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Ante debateremos algumas questões referentes a formação dos sentidos no âmbito de turi-estar. Posteriormente, nosso argumento perpassa por uma efetivação dos discursos dos sentidos plurais por meio de uma cultura capitalista. Na análise efetiva das ações da Embratur no âmbito do Plano Aquarela, destacamos como suas ações contém estratégias espaciais concatenando apropriações representativas e possíveis usos efetivos de espacialidades (multi-localizadas) na efetivação dos sentidos daqueles (estrangeiros) que buscam se estabelecer em temporalidades específicas no espaço brasileiro, valendo-se de suas potencialidades em multiterritorializar-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Nabozny, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cleder Fontana, UFRGS

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande, especialista em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2007), licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2007), licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Integrante do Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente - NEGA/UFRGS. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia humana, epistemologia da geografia, história do pensamento geográfico, fome no Brasil e ensino da Geografia.

Downloads

Publicado

2011-07-05

Como Citar

Nabozny, A., & Fontana, C. (2011). ESTAR TURISTA (TURI-ESTAR), DISCURSOS ESPACIAIS E SENTIDOS DE EFICIÊNCIA MULTITERRITORIAL: UMA BREVE ANÁLISE DO PLANO AQUARELA (2003-2006) / EMBRATUR. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(2), 105–116. https://doi.org/10.5902/223649947366

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional