A cartografia no/do fazer pedagógico: saberes e práticas no espaço escolar

Autores

  • Ricardo Bahia Rios Instituto Federal da Bahia
  • Deuzimar da Conceição Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Jussara Fraga Portugal Universidade do Estado da Bahia
  • Simone Santos de Oliveira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947327

Resumo

Este texto contempla uma discussão sobre a Cartografia Escolar e o uso de recursos cartográficos no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e temas geográficos, no âmbito dos anos iniciais da Educação Básica. Trata-se de um recorte de uma pesquisa realizada em três escolas públicas localizadas no bairro Queimadinha, na cidade de Feira de Santana – Bahia, no ano de 2010. O principal objetivo foi: verificar como os professores utilizam os recursos cartográficos para ensinar e aprender a Geografia. Desse modo, este estudo possibilitou contemplar uma reflexão sobre os conceitos cartográficos e o uso dos seus instrumentos por professores que lecionam Geografia nas escolas públicas de Ensino Fundamental I e suas influências no espaço da sala de aula, tendo a observação, questionários e entrevistas como técnicas/procedimentos metodológicos na referida pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Bahia Rios, Instituto Federal da Bahia

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Professor de Cartografia do Instituto Federal da Bahia– Campus Salvador.

Deuzimar da Conceição Souza, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Professor da rede pública municipal de Feira de Santana-BA.

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda e Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI.

Simone Santos de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade – PPGDCI/UEFS. Professora Substituta da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI.

Downloads

Publicado

2012-02-23

Como Citar

Rios, R. B., Souza, D. da C., Portugal, J. F., & Oliveira, S. S. de. (2012). A cartografia no/do fazer pedagógico: saberes e práticas no espaço escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(1), 133–144. https://doi.org/10.5902/223649947327