Geografia e ensino: uma abordagem da climatologia dinâmica a partir do episódio de precipitação de granizo em 20 de outubro de 2007 no município de Santo Antônio das Missões/RS

Autores

  • Arnaldo de Araújo Ribeiro Universidade Estadual Paulista UNESP Rio Claro
  • Maria da Graça Barros Sartori

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947326

Resumo

Desenvolveu-se o conceito de clima no Ensino Médio baseado na análise da dinâmica climática. Explicou-se a análise rítmica identificando os tipos de tempo culminantes no episódio de granizo de 20 de outubro de 2007. Escolheu-se as turmas dos 1° anos para a realização da atividade, primeiramente aplicando-se o Formulário 1 de avaliação preliminar e posteriormente apresentou-se a atividade, aplicando-se o Formulário 2 avaliativo. Identificou-se a gênese do granizo, e a critério de avaliação, 68,5% dos alunos souberam identificar condições de tempo atmosférico e puderam conceituar de forma satisfatória tempo e clima. Na avaliação preliminar obteve-se apenas 27,5% dos alunos capazes de identificar e diferenciar os conceitos.

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Biografia do Autor

Maria da Graça Barros Sartori

Professora Dra. Depto. Geociências UFSM, Santa Maria/RS

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Publicado

2011-11-04

Como Citar

Ribeiro, A. de A., & Sartori, M. da G. B. (2011). Geografia e ensino: uma abordagem da climatologia dinâmica a partir do episódio de precipitação de granizo em 20 de outubro de 2007 no município de Santo Antônio das Missões/RS. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(1), 117–132. https://doi.org/10.5902/223649947326

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