Bacia hidrográfica e a confecção de recursos didáticos por alunos do ensino fundamental em Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499436065

Palavras-chave:

Bacia Costeira do Sapucaia, Educação ambiental, Recursos didáticos

Resumo

O estudo das bacias hidrográficas possui grande relevância para o meio ambiente porque promove a elaboração de planos que objetivem o equilíbrio do funcionamento hídrico e da manutenção dos ecossistemas. A inserção dessa temática dentro da escola reforça uma relação mais harmônica entre a sociedade e o uso dos recursos hídricos. O presente trabalho teve como objetivo construir três recursos didáticos (jogo da memória; maquete e cartilha educativa) dentro do ambiente escolar, para apresentar informações sobre a importância da conservação ambiental da Bacia Costeira do Sapucaia, no Estado de Sergipe, de maneira lúdica e interativa. O diálogo com os discentes na confecção dos recursos didáticos evidenciou a escassez de conhecimento sobre bacias hidrográficas e as atividades permitiram a construção desse conhecimento considerando os diversos estilos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Galileu Ribeiro Santos, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE

Mestre em Saúde e Ambiente. Laboratório de Biologia Tropical, Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Universidade Tiradentes.

Andressa Sales Coelho, Universidade Tiradentes, Aracaju, SE

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais. Laboratório de Biologia Tropical, Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Universidade Tiradentes.

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Santos, G. R., & Coelho, A. S. (2020). Bacia hidrográfica e a confecção de recursos didáticos por alunos do ensino fundamental em Sergipe. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e12. https://doi.org/10.5902/2236499436065

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental