Neoliberalismo, reforma do ensimo médio no Brasil e suas implicações sobre a educação geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499429401

Palavras-chave:

Contra-Reforma, Educação, Geografia, Política, Transformação Social

Resumo

Este texto aborda a reforma do ensino médio no Brasil e seus impactos, em especial, sobre a educação geográfica no âmbito das políticas neoliberais. Para tanto, analisamos as relações entre o neoliberalismo e a educação, numa perspectiva panorâmica buscando compreender como se dá essa correlação de forças, sobretudo, a partir dos anos 1990, na arena política nacional. Neste sentido, compreendemos que há um intenso processo de precarização da educação, com rebatimento direto sobre a classe trabalhadora, que terá acesso a uma educação ainda mais fragmentada e técnica voltada ao mercado de trabalho capitalista, destituída de uma análise crítica com possibilidades à transformação social.

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Biografia do Autor

Alex Cristiano de Souza, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorando pela mesma instituição desde 2017.

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

Souza, A. C. de. (2018). Neoliberalismo, reforma do ensimo médio no Brasil e suas implicações sobre a educação geográfica. Geografia Ensino & Pesquisa, 22, e26. https://doi.org/10.5902/2236499429401