Os projetos e obras do engenheiro Saturnino de Brito e mudança na paisagem urbana

Autores

  • Teresa de Jesus Peixoto Faria Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499419375

Resumo

Nos projetos e obras do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, remarcamos que suas preocupações ultrapassam as questões de salubridade e saneamento. Brito se preocupa também, com a expansão, o embelezamento e o ordenamento espacial das cidades em harmonia com o sítio geográfico. Este artigo visa identificar em que medida os elementos técnicos adotados por Brito, como os canais, equipamentos sanitários, espaços públicos, podem também ser pensados como elementos constitutivos da paisagem e da memória urbana e, por conseguinte enquanto patrimônio, destacando além da reconhecida contribuição de Brito para os estudos de engenharia e urbanismo, sua contribuição para os estudos de paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa de Jesus Peixoto Faria, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em estudos urbanos, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, é professora/pesquisadora do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. As principais áreas de interesse são fundamentos da arquitetura e do urbanismo; política urbana e regional; história urbana; geografia urbana; água, território e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Faria, T. de J. P. (2015). Os projetos e obras do engenheiro Saturnino de Brito e mudança na paisagem urbana. Geografia Ensino & Pesquisa, 19, 115–122. https://doi.org/10.5902/2236499419375