O ensino de Geografia versus leitura de imagens: resgate e valorização da disciplina pela “alfabetização do olhar”

Autores

  • Surama Ramos Lima Escola João Cavalcanti Petribú
  • Osvaldo Girão Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499410774

Resumo

Este artigo trata da utilização de imagens em sala de aula e tem por objetivo demonstrar os resultados quantitativos obtidos junto a alunos do Ensino Médio e Normal Médio (Magistério) da Escola João Cavalcanti Petribú, localizada na cidade de Carpina/PE, que apontaram ser eficiente e prazeroso aprender Geografia fazendo uso de imagens diversas. Pesquisa realizada com esses alunos ratificaram o poder da imagem na sociedade globalizada e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Uso de Imagens; Processo de Ensino-aprendizagem; Ensino de Geografia.

 

DOI: 10.5902/2236499410774

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Surama Ramos Lima, Escola João Cavalcanti Petribú

Escola João Cavancanti Petribú, Secretaria de Educação do estado de Pernambuco - Professora de Geografia do Ensino Médio

Osvaldo Girão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de História, área Geografia Física e Ensino da Geografia.

Referências

BIANCO-FELDMAN, Bela; LEITE, Miriam L. Moreira (Orgs). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998.

BRASIL. Ciências Humanas e suas Tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 3. 133 p. (Orientações curriculares para o ensino médio), 2006.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

COELHO, Marcos Amorim; TERRA, Lígia. Geografia do Brasil: Espaço natural, territorial e socioeconômico brasileiro. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2002.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.

DUARTE, Rosália. Imagem, linguagem visual e conhecimento escolar. In: SILVA, Aida Maria Monteiro; MACEDO, Martins Teixeira; MELO, Márcia Maria de Oliveira; BARBOSA, Maria Lúcia de Figueiredo (Orgs). Políticas educacionais, tecnologias e formação de educador: Repercussões sobre a didática

e as práticas de ensino. Recife: Bagaço, 2006.

FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a Fotografia: para uma filosofia da técnica, mediações,1998.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 7. ed. Campinas: Papirus, 2004.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo: Contexto, 2009.

MARTINS, Walda de Andrade (coord.). Lendo e formando leitores: Orientações para o trabalho com a literatura infantil: circuito campeão. 2º volume. Série inicial, primeira e segunda série. São Paulo: Global, 2009.

MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia. Vol. 2 - Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2005. O fim do Bucolismo de Casa Forte. Diário de Pernambuco, Recife, 17 jan. Caderno C, p. 4. 2010.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia em Perspectiva. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, A. Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas Ciências Sociais. In:FELDMAN-BIANCO, Bela e LEITE, Miriam L. Moreira. Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Parpirus, 1998.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Como Citar

Lima, S. R., & Girão, O. (2013). O ensino de Geografia versus leitura de imagens: resgate e valorização da disciplina pela “alfabetização do olhar”. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(2), 88–106. https://doi.org/10.5902/2236499410774