Unidade didática e plano de atividades: uma prática de resistência pedagógica para o desenvolvimento de sentidos em Libras e em Língua Portuguesa

Autores

  • Fernanda Beatriz Caricari de MORAIS INES/MEC
  • Osilene Maria Sá CRUZ INES/MEC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219443567

Palavras-chave:

Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos, Elaboração de Material Didático para Surdos, Conceito de Tarefa

Resumo

A busca por materiais didáticos que contemplem as necessidades de aprendizes surdos tem sido cada vez mais frequente entre profissionais que atuam em ambientes escolares regulares/inclusivos e em escolas bilíngues que adotam o uso da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa escrita como línguas de instrução. Com base em pesquisadores preocupados com essa temática (FERNANDES, 2002; PEREIRA, 2014; LODI, 2013; MORAIS, 2013; MORAIS; CRUZ, 2016; 2017; entre outros), objetivamos discutir questões sobre o ensino de habilidades de compreensão e produção escrita para alunos surdos, aprendizes de Língua Portuguesa como segunda língua. Além disso, refletimos sobre o ensino de línguas com base em tarefas com enfoque comunicativo (MORAIS; CRUZ, 2016; 2017), realizado por meio de gêneros textuais e textos autênticos, publicados na mídia impressa e eletrônica (RAMOS, 2004). Para isso, a partir das nossas experiências acadêmicas, é apresentado um instrumento de trabalho (Plano de Atividades e Unidade Didática), que visa auxiliar professores em formação inicial e professores que já atuam com aprendizes surdos na Educação Básica.

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Publicado

2020-07-20 — Atualizado em 2022-03-24

Versões

Como Citar

MORAIS, F. B. C. de, & CRUZ, O. M. S. (2022). Unidade didática e plano de atividades: uma prática de resistência pedagógica para o desenvolvimento de sentidos em Libras e em Língua Portuguesa. Fragmentum, (55), 201–223. https://doi.org/10.5902/2179219443567 (Original work published 20º de julho de 2020)