TECNOLOGIAS DE LINGUAGEM E EXISTÊNCIA: A ESCRITA AFETADA PELA MATERIALIDADE DIGITAL

Autores

  • Renata Chrystina Bianchi de Barros Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.5902/fragmentum.v0i48.23301

Palavras-chave:

Escrita, Linguagem, Discurso, Tecnologia

Resumo

Partindo do domínio das Ciências da Linguagem, neste artigo objetivo apresentar observações analíticas a respeito dos efeitos da materialidade digital sobre os processos de escrita e de existência do sujeito numa relação entre os espaços físico e digital. Para isso, volto-me para os modos como são produzidos textos em dispositivos eletrônicos enquanto os sujeitos percorrem trajetos no espaço urbano. Como efeito, venho considerando que esse processo se dá por sujeitos do conhecimento, e não por usuários de dados numéricos/eletrônicos, possibilitando a sua existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Chrystina Bianchi de Barros, Universidade do Vale do Sapucaí

Possui graduação em Fonoaudiologia e Pedagogia, é Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Concluiu o programa de Doutoramento em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), em Pouso Alegre/MG, e desenvolve Estágio Pós-Doutoral no Laboratório de Estudos Urbanos, na UNICAMP. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Linguagem (NUPEL) do PPGCL-UNIVÁS. Compõe Grupos de Pesquisa na linha Língua e Ensino e Análise de Discurso, como participante e líder. Desenvolve Pesquisas que contam com a colaboração de pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino do Brasil e do Exterior. É autora do livro ?A singularidade da clínica fonoaudiológica? (Campinas: RG Editores, 2012), além de organizadora de demais títulos na linha de pesquisa Língua e Ensino, como o título "Sociedade e Medicalização (Campinas: Pontes, 2015). Coordena o Grupo de Estudos em Discurso - GEDI, também no PPGCL-UNIVÁS.

Referências

ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido. In: ACHARD, Pierre (et al). Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. pp.11-17.

BARROS, Renata C. Bianchi de. A singularidade da clínica fonoaudiológica. Campinas: RG, 2012.

CHIARETTI, Paula. A “depressão” como ruptura de sentido e resistência na contemporaneidade. In: BARROS, Renata C Bianchi de; MASINI, Lucia. Sociedade e Medicalização. Campinas: Pontes, 2015. pp.69-80.

DIAS, C. A materialidade digital da mobilidade urbana: espaço, tecnologia e discurso. Revista Línguas e Instrumentos Linguísticos, n.37, jan-jun, 2016. PRELO.

DIAS, C. Sujeito digital: sentidos de um novo paradigma. In: GUIMARÃES, Eduardo. Cidade, linguagem e tecnologia: 20 anos de história. Campinas: LABEURB, 2013. pp.51-64. Disponível em: http://www.labeurb.unicamp.br/labeurb20anos/labeurb20anosPDF.pdf Acessado em 02/06/2016.

DIAS, C. Sujeito e tecnologias: o tempo como espaço de significação. In: MALUF-SOUZA, O (et ali) (Orgs). Discurso, sujeito e memória. Col. ENALIHC. Campinas: Pontes Editores, 2012. pp.59-69.

DIAS, C. Espaço, tecnologia e informação: uma leitura da cidade. In: RODRIGUES, E.A.; SANTOS, G.L. dos; CASTELLO BRANCO, L.K.A. (Orgs.) Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas: Editora RG, 2011.

HENRY, Paul. A história não existe? In: ORLANDI, Eni. (org.) Gestos de leitura. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2010. pp.23-48.

ORLANDI, E. P. Formação ou Capacitação?: duas formas de ligar sociedade e conhecimento. In: FERREIRA, Eliana; ORLANDI, Eni Puccinelli. Discursos sobre a inclusão. Niterói: Intertexto, 2014. pp.141-189.

ORLANDI, E. P. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2014.

ORLANDI, E. P. Linguística e conhecimento linguístico. Para uma história das ideias no Brasil. 2ed. São Paulo: Cortez, 2013.

ORLANDI, E. P. Por uma teoria discursiva da resistência do sujeito. In: Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas: Pontes, 2012. p. 213-234.

ORLANDI, E. P. A contrapelo: incursão teórica na tecnologia: discurso eletrônico, escola, cidade. RUA [online]. 2010, no. 16. Volume 2 - Consultada no Portal Labeurb – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Disponível em: http://www.labeurb.unicamp.br/rua/pages/home/capaArtigo.rua?id=91. Acesso em

/06/2016.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. P. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. São Paulo: Vozes, 1996.

PÊCHEUX, M. Análise de Discurso e informática. In: ___. Análise de Discurso. Michel Pêcheux. Textos escolhidos por Eni Orlandi. Campinas: Pontes, 2011.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre (et al). Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. pp.49-57.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.

SARTI, Milena. O destino trágico do sujeito desejante face à medicalização e à capitalização de sua negatividade. In: BARROS, Renata C. Bianchi de; MASINI, Lucia. Sociedade e Medicalização. Campinas: Pontes, 2015. pp.53-68.

Downloads

Publicado

2017-03-18

Como Citar

Barros, R. C. B. de. (2017). TECNOLOGIAS DE LINGUAGEM E EXISTÊNCIA: A ESCRITA AFETADA PELA MATERIALIDADE DIGITAL. Fragmentum, (48), 175–189. https://doi.org/10.5902/fragmentum.v0i48.23301