Cinema, educação e transformação: relato de experiência dos projetos IFPipoca e Cine Arte

Autores

  • Máriam Trierveiler Pereira Instituto Federal do Paraná (IFPR campus Umuarama)
  • Kathleen Mariane da Silva Instituto Federal do Paraná, Umuarama, PR
  • Terezinha dos Anjos Abrantes Instituto Federal do Paraná (IFPR campus Umuarama)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115133348

Palavras-chave:

Arte, Cidadania, Cultura

Resumo

O projeto de extensão IFPipoca acontece há oito anos e tem o objetivo de propiciar ao público infantil uma experiência reflexiva, inter e multidisciplinar com exibição de filmes nacionais de curta e média metragem. Da igual natureza, o Cine Arte atende ao público de jovens e adultos e promove debates sobre distintos assuntos, oportunizando voz crítica democrática aos espectadores e sensibilizando a comunidade para a transformação íntima. Os projetos são realizados pelo Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, em convênio com Fundação de Cultura, gratuitamente, com programação mensal. Como resultados dos projetos, destacam-se a elaboração de 124 sessões para público de 12.280 pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Máriam Trierveiler Pereira, Instituto Federal do Paraná (IFPR campus Umuarama)

Professora da área de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do IFPR, campus Umuarama.

Kathleen Mariane da Silva, Instituto Federal do Paraná, Umuarama, PR

Acadêmica de Ciências Biológicas no IFPR, campus Umuarama.

Terezinha dos Anjos Abrantes, Instituto Federal do Paraná (IFPR campus Umuarama)

Pedagoga do IFPR, campus Umuarama

Referências

ALMEIDA, R. Possibilidades formativas do cinema. Revista Rebeca. V. 6, jul./dez. 2014. São Paulo.

ALMEIDA, R. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas. Educação em Revista. V. 33. Belo Horizonte, 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=pt#B5>. Acesso em: 30 mai 2018.

BERK, R. A. Multimedia teaching with video clips: TV, movies, YouTube, and mtvU in the college classroom. International Journal of Technology in Teaching and Learning. 5(1), 1–21. 2009.

BRASIL, 2018a. Plano Nacional de Cultura (PNC). Disponível em: http://www.cultura.gov.br/plano-nacional-de-cultura-pnc-. Acesso em: 06 abr 2018.

____, 2018b. Plano Nacional de Educação (PNE). Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 06 abr 2018.

DAMIÃO, S. A. Luz, câmera, ação: reflexão sobre o cinema infantil com estudantes da escola Educandário Luz do Saber, Queimadas, PB. Trabalho de conclusão de curso (graduação), Universidade da Paraíba, Graduação em Pedagogia, Campina Grande, 2011.

FABRÍS, E. H. Cinema e educação: um caminho metodológico. In. Educação e Realidade, Rio Grande do Sul. V. 33, p.117-134, jan/jun. 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6690/4003>. Acesso em: 10 abr 2018.

HOLLEBEN, I. M. A. D. S., s.d. Cinema e educação: diálogo possível. Universidade Estadual de Ponta Grossa, s.d. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/462-2.pdf> Acesso em: 10 abr 2018.

IFPR (NSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ). Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2014/2018. Disponível em: <http://info.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/pdi-2014-2018-versao-final-1.pdf. >. Acesso em: 30 mai 2018.

MENEZES, J. L. S. Cinema em sala de aula: a sedução da imagem na construção de memórias. In: XXI Encontro Estadual de História (ANPUH-SP). Anais... Campinas, 2012.

MOTA, L.; FUSARO, M. C. F. Cinema e Educação: reflexões e interfaces. Comunicação e Educação. V. 19, n. 2, jul.-dez., São Paulo, 2014.

PIRES, M. C. F.; SILVA, S. L. P. O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo. Educação e Sociedade. V. 35, n. 127, p. 607-616, abr.-jun. Campinas, 2014. Disponível em: < https://www.cedes.unicamp.br/>. Acesso em: 10 abr 2018.

SACRAMENTO, A. J. C. O cinema na prática pedagógica: Projeto Cine Modelo, realizado no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. Juazeiro: Universidade do Estado da Bahia, 2009.

SILVA, A. P. R.; DAVI, T. N. O recurso cinematográfico como ferramenta em sala de aula. Cadernos da FUCAMP. V.11, n.14, p.23-36. Campinas, 2012. Disponível em: < http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/viewFile/162/195>. Acesso em: 30 mai 2018.

SILVA, M. do R. A.; FREITAS, A. S. de. O uso do cinema no espaço pedagógico: um olhar além das telas na construção do conhecimento. In: II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. Anais... Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2008.

PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Os oito Objetivos do Milênio (ODM). 2015. Disponível em: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/post-2015.html. Acesso em: 30 abr 2018.

TOMAZI, G. M. Audiovisual para a educação: oficinas de cinema de animação temáticas inclusivas. Dissetação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, 2015.

WOJCIK-ANDREWS, I. Children’s film. Nova York: Garland Publishing, 2000.

ZANINI, R.; BERNARDI, G. O cinema na escola: possibilidades múltiplas. Monografia [Especialização]. Universidade Federal de Santa Maria, 2013.

Downloads

Publicado

2018-10-18

Como Citar

Pereira, M. T., Silva, K. M. da, & Abrantes, T. dos A. (2018). Cinema, educação e transformação: relato de experiência dos projetos IFPipoca e Cine Arte. Experiência. Revista Científica De Extensão, 4(1). https://doi.org/10.5902/2447115133348

Edição

Seção

Relatos de experiência