O brincar como recurso terapêutico à criança com câncer: relato de experiências

Autores

  • Alessandra Zimmerman Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Christofari Universidade Federal de Santa Maria
  • Mônica Sperb Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriella Koltermann Universidade Federal de Santa Maria
  • Paula Moraes Pfeifer Universidade Federal de Santa Maria
  • Alberto Manuel Quintana Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Peixoto Farias Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115126129

Resumo

O presente artigo visa demonstrar a importância do brincar na vida de crianças internadas para tratamento oncológico a partir do relato de experiências de participantes de um projeto de extensão no Centro de Tratamento Oncológico-Hematológico de um hospital público no interior do Rio Grande do Sul. O projeto procura proporcionar um ambiente saudável no contexto de hospitalização por meio do brincar. As experiências na interação lúdica com as crianças revelam a importância do brincar ao auxiliar a criança em tratamento a elaborar conflitos e viver os aspectos saudáveis da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Zimmerman, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduada em Psicologia (UFSM).

Gabriela Christofari, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduada em Psicologia (UFSM).

Mônica Sperb, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduada em Psicologia (UFSM).

Gabriella Koltermann, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Graduada em Psicologia (UFSM).

Paula Moraes Pfeifer, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga Clínica no Instituto de Cardiologia da Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC); Preceptora da Residência Integrada em Saúde: cardiologia (Risc). Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduada em Psicologia (UFSM).

Alberto Manuel Quintana, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Psicologia pela Universidad Argentina J F Kennedy; mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ); doutor em Ciências Sociais, com área de concentração em Antropologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e pós-doutorado pela Universidade Complutense de Madrid.

Camila Peixoto Farias, Universidade Federal de Pelotas

Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Psicologia (UFSM), Mestre e Doutora em Teoria Psicanalítica pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde (UFSM), do Grupo de Pesquisa Psicanálise e Política (UFMG) e do Grupo de Pesquisa Trauma e representação: teoria, clínica e cultura (UFRJ). Membro do Grupo de Trabalho: Psicanálise, subjetivação e cultura contemporânea, da Associação Nacional de Pós-graduação em Psicologia (ANPEP).

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Zimmerman, A., Christofari, G., Sperb, M., Koltermann, G., Pfeifer, P. M., Quintana, A. M., & Farias, C. P. (2017). O brincar como recurso terapêutico à criança com câncer: relato de experiências. Experiência. Revista Científica De Extensão, 3(2). https://doi.org/10.5902/2447115126129

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)