A extensão universitária atuando na avaliação e na melhoria da qualidade da água subterrânea consumida por comunidade carente de água potável.

Autores

  • Maria da Graça Zepka Baumgarten Universidae Federal do Rio Grande - FURG
  • Mariele Lopes Paiva Universidade do Rio Grande / FURG
  • Horácio Rodrigo Souza Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5902/18697

Resumo

Resumo

A Ilha dos Marinheiros (1400 hab.) pertence à cidade do Rio Grande (RS). Nela não há suprimento de água potável, sendo consumida a água subterrânea. Em 2013 foi aí desenvolvido o projeto de extensão "A água do seu poço é ferruginosa? o conhecimento acadêmico a serviço da comunidade". Foram analisados os níveis de ferro na água consumida em cada uma das 309 casas habitadas, usando-se um kit analítico. Foi constatado que em 41,75% das casas há consumo de água ferruginosa (ferro>0,3mg/L). Em cada casa foi entregue um laudo do resultado com informações sobre tratamentos caseiros de remoção do ferro da água. A partir da conscientização dos ilhéus, eles agiram na busca de consumirem água de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Zepka Baumgarten, Universidae Federal do Rio Grande - FURG

Professora Titular do Instituto de Oceanografia daUniversidade de Rio Grande (RS). Mestre em Oceanografia Biológica na FURG. Extensionista desde 2012 na DIEX/FURG. Atua nas áreas de qualidade de águas naturais e subterrâneas e efluentes. Responsável pelo Laboratório de Ensino de Química e atua no Laboratório de Hidroquímica desde 1980.Autora principal de 2 livros.

Mariele Lopes Paiva, Universidade do Rio Grande / FURG

Oceanóloga. Mestre em Oceanografia Química, Física e Biológica. Doutoranda em Oceanografia da FURG.

Horácio Rodrigo Souza Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduando do Curso de Oceanologia da FURG.

Downloads

Publicado

2015-07-31

Como Citar

Baumgarten, M. da G. Z., Paiva, M. L., & Rodrigues, H. R. S. (2015). A extensão universitária atuando na avaliação e na melhoria da qualidade da água subterrânea consumida por comunidade carente de água potável. Experiência. Revista Científica De Extensão, 1(1). https://doi.org/10.5902/18697

Edição

Seção

Relatos de experiência