Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física

Autores

  • Tássia Pereira Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Zenilda Nogueira Sales Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ramon Missias Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Leonardo de Carvalho Duarte Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Riane Missias Moreira Mendes Souza Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Estudante da linha de pesquisa em Educação Inclusiva do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esportes e Lazer-NEPEEL/UESB/CnPq.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7989

Palavras-chave:

Inclusão, Surdos, Educação física.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7989

 

A inclusão é um processo social que no contexto escolar pretende a mudança de atitudes e a construção de uma com condições de abranger a todos indistintamente. Destarte, objetivou-se analisar as percepções de alunos surdos sobre sua inclusão nas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, onde participaram 8 alunos surdos, de 2 escolas públicas de um município do interior da Bahia. Para produção de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada, através do auxílio do intérprete da língua brasileira de sinais (LIBRAS), que ao mesmo tempo, foram traduzidas pelo intérprete e transcritas pelos pesquisadores. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo categorial. A inclusão dos surdos nas aulas de educação física ainda não se efetivou como de fato, mesmo tendo encontrado alguns professores com ações pedagógicas que demonstraram serem inclusivas, contudo, elas ainda deixam várias lacunas no que diz respeito a uma aprendizagem satisfatória dos alunos, pois não basta apenas integrar o aluno surdo em sala de aula, é preciso que a escola e o professor garantam que os conteúdos curriculares sejam acessíveis a eles, de modo que possam contribuir na construção da cidadania, no desenvolvimento motor, cognitivo e social-afetivo dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássia Pereira Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora de Educação Física. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Minorias e Inclusão Social: história, memória, educação e linguagem - MISHMEL/UESB/CnPq.

Zenilda Nogueira Sales, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós Doutora em Educação e Diversidade pela Universidade Estadual da Bahia. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Minorias e Inclusão Social: história, memória, educação e linguagem - MISHMEL/UESB/CnPq. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ramon Missias Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisador da linha de pesquisa em Educação Inclusiva do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esportes e Lazer-NEPEEL/UESB/CnPq.

Leonardo de Carvalho Duarte, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador da linha de pesquisa em Educação Inclusiva do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esportes e Lazer-NEPEEL/UESB/CnPq.

Downloads

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Alves, T. P., Sales, Z. N., Moreira, R. M., Duarte, L. de C., & Souza, R. M. M. M. (2014). Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física. Revista Educação Especial, 27(48), 65–78. https://doi.org/10.5902/1984686X7989

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.