Narrativas de professores e pedagogos sobre a deficiência: implicações no acesso ao currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X27314

Palavras-chave:

Educação Especial, Currículo, Formação Continuada.  

Resumo

As narrativas de professores e pedagogos têm indicado pistas para compreensão sobre como os alunos com deficiência vêm sendo significados e como essa significação tem produzido barreiras para o acesso ao currículo escolar. A reflexão crítica dessas narrativas tem apontado possibilidades para os professores reverem seus posicionamentos sobre a escolarização dos alunos, potencializando os saberes-fazeres docentes e as práticas pedagógicas. Objetivou-se, com este estudo, problematizar a maneira como os profissionais da Educação vêm significando os modos de ser/estar de estudantes com deficiência na escola regular, o que traz implicações no acesso ao conhecimento. Este estudo se constitui como uma pesquisa de campo, realizada em uma escola de Ensino Fundamental de Vila Velha – ES, pautada nos pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica. O processo de pesquisa se organizou por meio de quatro frentes de trabalho: a) observação do cotidiano escolar para capturar as narrativas dos professores; b) organização de momentos de formação continuada para reflexão crítica dessas narrativas; c) ações de colaboração entre pesquisadores e professores em sala de aula; d) realização de entrevistas com os sujeitos envolvidos. Concluiu que, no interior da escola, as relações que se estabelecem na sociedade também são reproduzidas, reafirmando os processos de exclusão de sujeitos que não se adéquam aos padrões de comportamento considerados normais. Em contrapartida, o debate crítico sobre as narrativas dos professores e o investimento na formação continuada podem contribuir para a superação de práticas excludentes e para a ressignificação dos alunos com deficiência, favorecendo a aprendizagem e o envolvimento nos currículos escolares.

 

 

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Biografia do Autor

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto "A" do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores do CCAE - Centro de Ciências Agrárias e Engenharias - da Ufes. Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Ufes. Possui graduação em Letras (2001) e Pedagogia (2012). Especialização Latu sensu em Administração Escolar (2002) e em Atendimento Educacional Especializado (2012). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Educação e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação e da Educação Especial nas áreas de formação docente, políticas públicas, currículo, atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas inclusivas.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Vieira, A. B., Ramos, I. de O., & Simões, R. D. (2018). Narrativas de professores e pedagogos sobre a deficiência: implicações no acesso ao currículo escolar. Revista Educação Especial, 32, e20/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X27314

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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