<b>O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial?</b>

Autores

  • Maria Helena Michels Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2668

Palavras-chave:

Inclusion policies, Teacher training, Specialized complementary educational service.

Resumo

 

Na esteira de conferências internacionais, as políticas educacionais brasileiras vêm se apoiando em discursos inclusivos. A formação de professores para a educação especial tem sido considerada ponto fulcral para dar sustentabilidade a este discurso. Buscando contribuir com tal discussão, o presente artigo propõe reflexões acerca da política de formação inicial e continuada. Por intermédio de algumas pesquisas desenvolvidas, vimos percebendo que a centralidade na formação de professores para a educação especial está no professor do atendimento educacional especializado (AEE), que apresenta, como ponto central de formação, as técnicas e recursos especializados. Mesmo aquelas ações referentes à articulação com a classe comum estão atreladas ao repasse desses recursos e técnicas, e não à discussão pedagógica. Além disso, a proposição atual de formação de professores não rompe com o modelo de formação tradicionalmente destinado à área. Com tais elementos, podemos considerar que a formação de professores que trabalham com alunos considerados com deficiência está centrada na formação continuada. Tanto essa como a formação inicial não têm como foco central a articulação entre o AEE e a classe comum. Há, ainda, uma preponderância nas formações de um modelo que secundariza o pedagógico e privilegia o médico-psicológico. Em síntese, essa proposição de formação pode sinalizar que a proposta de inclusão em curso no País não pressupõe a apropriação do conhecimento escolar por parte dos alunos com deficiência.


Palavras-chave: políticas de inclusão. formação de professores. atendimento educacional especializado.

 

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Biografia do Autor

Maria Helena Michels, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Estudos Especializados em Educação. Atua na área de Educação Especial.

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Publicado

2011-10-27

Como Citar

Michels, M. H. (2011). <b>O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial?</b>. Revista Educação Especial, 24(40), 219–232. https://doi.org/10.5902/1984686X2668

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua