Inclusão, atitudes, perspetivas e mentalidades: o caso do concelho de Évora

Autores

  • Francisca Maria Rocha Almas Fragoso Instituto Superior Ciências Educativas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22505

Palavras-chave:

atitude, inclusão, crianças, necessidades educativas especiais, Declaração de Salamanca

Resumo

Este artigo pretende determinar e descrever atitudes e perspetivas dos professores face ao processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. Para o efeito foi realizada uma sondagem a uma amostra de educadores de infância do Concelho de Évora. Os principais resultados permitem concluir que apesar de haver dificuldades na formação inicial os professores consideram-se bem preparados por terem formação específica em ensino especial, existe de um modo geral uma atitude favorável à inclusão que em muitos casos depende da existência de recursos materiais e humanos e é ainda visível existência de atitudes discriminatórias em relação às crianças com NEE nas escolas regulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Maria Rocha Almas Fragoso, Instituto Superior Ciências Educativas

Desempenha funções de Docente da Educação Especial desde 1998 em escolas particulares e do Ministério da Educação e é investigadora do Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas. Em termos da formação académica, possui Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor pelo Instituto Superior de Ciências Educativa, Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial pela Escola Superior de Educação Jean Peaget e Curso de Educadores de Infância, pela Escola do Magistério Primário de Évora. Foi arguente nalguns júris de Mestrado em Educação Especial e em vários projetos no âmbito da Pós-Graduação em Intervenção Precoce. Participou em várias conferências e seminários de Educação Especial onde também apresentou comunicações. É autora de vários textos em educação especial, nomeadamente, artigos e capítulos de livros. Ao longo da sua carreira participou em numerosas açõesde formação contínua em diversas da temáticas educação.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

Fragoso, F. M. R. A. (2017). Inclusão, atitudes, perspetivas e mentalidades: o caso do concelho de Évora. Revista Educação Especial, 30(57), 235–250. https://doi.org/10.5902/1984686X22505

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua