Vestibulares vídeo-gravados em libras: um novo modo de acesso ao ensino superior federal?

Autores

  • Luiz Renato Martins Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Estadual do Norte do Paraná.
  • Cristina Broglia Feitosa Lacerda Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X21782

Palavras-chave:

Vestibular em Libras, Ensino Superior, Tradução e Interpretação em Libras, Educação de Surdos, Educação Especial.

Resumo

O direito da pessoa surda à escolarização tem, ao longo das últimas duas décadas, impactado fortemente no crescimento de seu acesso ao ensino superior, antes restrito a uma pequena parcela da população. A vídeo-gravação de alguns vestibulares em Libras foi uma resposta às demandas da comunidade surda, que almeja a valorização de sua participação no meio acadêmico. O objetivo principal deste estudo foi investigar como os surdos que prestaram os vestibulares vídeo-gravados em Libras de duas universidades federais públicas, perceberam o atendimento às suas necessidades linguísticas. Para alcançar tal objetivo, lançamos mão da pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva e entrevista semiestruturada. Todas as entrevistas foram traduzidas e categorizadas, identificando divergências e convergências presentes nos depoimentos. Os resultados nos mostram que os surdos ficaram satisfeitos com a vídeo-gravação da prova em Libras de ambas às universidades, e apontaram possíveis ajustes a serem feitos no sentido de melhorar ainda mais esse tipo de prova. Porém, o ingresso efetivo de surdos nas universidades brasileiras é baixo, indicando a necessidade de lutar pela melhoria da educação básica para uma preparação mais efetiva desses alunos, atendendo assim, suas necessidades linguísticas, culturais e pedagógicas.

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Biografia do Autor

Luiz Renato Martins Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011) e Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (2013). Especialista em Libras pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (2012) e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Superior Dom Bosco (2015). Doutorando e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná e Tradutor e Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Cornélio Procópio

Cristina Broglia Feitosa Lacerda, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação(1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Bacharelado de Tradução e Interpretação em Libras e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996 com estudos desenvolvidos na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngüe em Piracicaba, Campinas, São Paulo e São Carlos.  Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR /ROMA) em 2003.

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Rocha, L. R. M., & Lacerda, C. B. F. (2016). Vestibulares vídeo-gravados em libras: um novo modo de acesso ao ensino superior federal?. Revista Educação Especial, 29(56), 709–722. https://doi.org/10.5902/1984686X21782

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua