<b>Inclusão no ensino superior: trajetórias acadêmicas dos alunos com deficiência que entraram na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul pelo sistema de cotas</b>

Autores

  • Marilú Mourão Pereira

Palavras-chave:

Policies of Affirmative Action, Special Education, Inclusion and Higher Education.

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de apresentar os resultados de pesquisa realizada na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, onde se buscou analisar a trajetória acadêmica dos alunos com deficiência, que ingressaram pelo sistema de cotas, no período de 2002 a 2005. O objetivo deste estudo foi compreender o processo de implantação de cotas provenientes das ações afirmativas, no Ensino Superior, como possível contribuição para a inclusão do aluno com deficiência na Universidade. A abordagem metodológica foi do tipo qualitativo e os instrumentos utilizados. Além dos alunos com deficiência, este estudo teve como sujeitos alguns gestores que estiveram envolvidos com a temática na Universidade. O estudo desenvolveu-se a partir da identificação e caracterização dos alunos que ingressaram na universidade pelo sistema de cotas, seguidas pela investigação e análise das trajetórias dos alunos com deficiências, durante o acesso e no decorrer do curso. Foram entrevistados 16 alunos com deficiência física, auditiva e visual, e dez gestores da Universidade. A implantação do sistema de cotas, para alunos com deficiência, nessa Universidade se constitui em uma ação política de acesso e democratização do Ensino Superior e está em consonância com os princípios Constitucionais, na garantia dos direitos das Pessoas com Deficiências. Isso, no entanto, não tem sido o suficiente, para assegurar a permanência desses alunos na Universidade. Os resultados evidenciam a ocorrência de dificuldades que se concentram no processo de ensino aprendizagem e a necessidade ações específicas, voltadas para essa parcela da população acadêmica.

Palavras-chave: Políticas de Ações Afirmativas. Educação Especial. Inclusão e Ensino Superior.

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Como Citar

Pereira, M. M. (2008). <b>Inclusão no ensino superior: trajetórias acadêmicas dos alunos com deficiência que entraram na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul pelo sistema de cotas</b>. Revista Educação Especial, 21(32), 163–174. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/94

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua