Demandas decorrentes da inclusão escolar

Autores

  • Selma Norberto Matos DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Eniceia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8796

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Escolar, Demandas de Professores.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8796

 

Com a implementação das políticas públicas em inclusão escolar, cresce o número de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) em classes comuns, fato que ajuda a compor um cenário nas escolas que tem desvelado limitações e contradições do sistema educacional brasileiro. Atores e autores educacionais são desafiados a construir saberes capazes de responder às demandas do cotidiano escolar relacionadas à convivência e aprendizagem na diversidade. Considerando que este processo inclusivo é novo nas escolas, o estudo teve como objetivo analisar as demandas dos professores decorrentes da inclusão escolar. A pesquisa foi qualitativa do tipo exploratório, participando seis professoras, seus alunos com NEEs e três profissionais do Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação. Para coleta de dados, foram utilizados: técnica de observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada, questionário e, para discussão dos dados, análise de conteúdo. Os resultados indicam que existem conquistas e contradições na realidade das escolas que se propõem inclusivas; avanços e limitações resultantes da política municipal, e que o modelo de atuação da equipe de educação especial, no contexto analisado, pode ser revisto ou ampliado. Indicam que os professores apresentam demandas no domínio da política pública, da formação, e demandas dirigidas ao psicólogo.

 

Palavras chaves: Educação Especial. Inclusão Escolar. Demandas de Professores

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Biografia do Autor

Selma Norberto Matos, DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Graduada em Psicologia pela UFA, Especialista em Pscologia da Educação pela PUC/MG e especialista em Alfabetização pela UFPB/UESB, Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Docente da Uiversidade Estadual do SUdoeste da Bahia. Coordenadora do Núcleo de Apoi à Inclusão - NAI da UESB

Eniceia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Conclui o Doutorado em Psicologia pelo IP-USP em 1995, fiz mestrado em Educação Especial na UFSCar e graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Atualmente sou professora associada da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Lidero o Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP) e coordeno o Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial. Fiz estágios no exterior (Estados Unidos e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008). Atuo na area de Educacao com ênfase em Educação Especial. Desenvolvo e oriento pesquisas sobre inclusão escolar, recursos de alta tecnologia assistiva e formação de profisssionais para atuar com estudantes com necessidades educacionais especiais.

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Publicado

2014-04-11

Como Citar

Matos, S. N., & Mendes, E. G. (2014). Demandas decorrentes da inclusão escolar. Revista Educação Especial, 27(48), 27–40. https://doi.org/10.5902/1984686X8796

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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