Identificação pela provisão: uma estratégia para a identificação das Altas Habilidades/Superdotação em adultos?

Autores

  • Nara Joyce Wellausen Vieira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14324

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão no Ensino Superior, Identificação das Altas Habilidades/Superdotação, Programa de Educação Tutorial

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14324

Este estudo objetivou a identificação dos indicadores de altas habilidades/superdotação nos acadêmicos participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) na UFSM. A seleção desta população como população-alvo da pesquisa se justifica pela proximidade dos objetivos do Programa de Educação Tutorial e do Programa de Enriquecimento Curricular, proposta de atendimento educacional oferecida aos estes alunos na educação básica. Os principais autores que subsidiaram o estudo foram Joseph Renzulli, Howard Gardner, Susana Pérez e Soraia Freitas. A metodologia utilizada fundamentou-se na abordagem qualitativa utilizando como procedimentos de coleta de dados a provisão de situações desafiantes, aplicação de instrumentos padronizados, grupos focais e entrevista individual. A intervenção foi realizada em dois grupos PETs e foram encontrados seis acadêmicas e dois acadêmicos com indicadores de altas habilidades/superdotação. Os resultados apontaram a possibilidade de se usar a identificação pela provisão como um procedimento válido no processo de identificação da pessoa com altas habilidades/superdotação, além de indicar o PET como um recurso importante para a inclusão destes acadêmicos que, pelo apoio dos colegas e da tutora, se sentem reconhecidos e fortificados em sua autoestima. Ao mesmo tempo foi possível observar que todos os alunos que participam dos grupos PETs observados estão satisfeitos com sua escolha profissional e com sua ação como profissionais nas comunidades, são alegres, participativos e espontâneos, o que desperta em quem entra um grande desejo de trabalhar com/neste estes grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Joyce Wellausen Vieira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS, Professora adjunta do Centro de Educação da UFSM

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Vieira, N. J. W. (2014). Identificação pela provisão: uma estratégia para a identificação das Altas Habilidades/Superdotação em adultos?. Revista Educação Especial, 27(50), 699–712. https://doi.org/10.5902/1984686X14324

Edição

Seção

Dossiê: Altas Habilidades/Superdotação