A contribuição da análise de conteúdo nos estudos na área da Educação Especial e sua interface com a prematuridade

Autores

  • Luciana Pizzani Universidade Federal de São Carlos
  • Juliana de Fátima Lopes Universidade Federal de São Carlos
  • Mariana Gurian Manzini Universidade Federal de São Carlos
  • Claudia Maria Simões Martinez Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6446

Palavras-chave:

Infant premature, Research, Methodology, Special Education.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6446

 

OBJETIVOS: Apresentar os procedimentos metodológicos utilizados para elaboração de categorias em estudos na área de interface entre Educação Especial e prematuridade, apoiados na metodologia da análise de conteúdo de Bardin. MÉTODOS: O corpus de análise foram os resumos das teses e dissertações disponibilizadas no Banco de Teses da Capes, envolvendo a temática da prematuridade, recuperados no período de 1987 a 2009. RESULTADOS: Foram selecionados 1173 registros, sendo possível estabelecer duas categorias de objetivos: Temática Principal (TP): estudos cujos assuntos estão ligados diretamente aos indivíduos prematuros; Temática Secundária (TS): estudos cujo tema da prematuridade aparece como fruto ou resultado da pesquisa realizada. CONCLUSÃO: A análise de conteúdo contribuiu para identificar os aspectos mais estudados na área da prematuridade no Brasil, a partir do Banco de Teses da Capes, permitindo visualizar que essa temática tem sido trabalhada em diferentes áreas do conhecimento e por equipes multiprofissionais na tentativa de prevenir ou minimizar as seqüelas incapacitantes através da estimulação e intervenção precoce, já que o nascimento pré-termo pode ser considerado um problema de saúde coletiva devido a sua alta ocorrência em todo o mundo.

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Biografia do Autor

Luciana Pizzani, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos.

Juliana de Fátima Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos.

Mariana Gurian Manzini, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos.

Claudia Maria Simões Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2014-06-02

Como Citar

Pizzani, L., Lopes, J. de F., Manzini, M. G., & Martinez, C. M. S. (2014). A contribuição da análise de conteúdo nos estudos na área da Educação Especial e sua interface com a prematuridade. Revista Educação Especial, 27(49), 459–470. https://doi.org/10.5902/1984686X6446

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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