<b>Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade</b>

Autores

  • Oswaldo Alonso Rays Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

O texto pretende, de forma concisa, analisar as tentativas de junção entre o ensino, a pesquisa e a extensão em instituições de superior. Propõe o entendimento dos conceitos de indissociabilidade, extensão, pesquisa e ensino, a partir de uma perspectiva crítica, que rompe com a cultura dissociativa entre esses componentes curriculares. No sentido de contribuir com a superação da indissociabilidade criticada,chega,ao final, à proposição de diretrizes pedagógicas que resultam em uma dinâmica curricular para os cursos de graduação. Conclui que a problemática da indissociabilidade é, antes de tudo, uma problemática da cultura pedagógica universitária.

Palavras-chave: Indissociabilidade; ensino; pesquisa; extensão; ensino superior.

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Como Citar

Rays, O. A. (2012). <b>Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade</b>. Revista Educação Especial, 1(1), 71–85. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua