Síndrome de Goldenhar e a educação inclusiva

Autores

  • Claus Dieter Stobäus Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Carla Rejane Crixel Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4444

Palavras-chave:

Goldenhar Syndrome, Special Education, Full Inclusion.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4444

 

Discutimos elementos da Monografia de Conclusão de Curso de Fernandes com opiniões de seu orientador (Stobäus), centrando em interfaces com a Educação Especial/Inclusiva, apontando elementos anatômico-funcionais da Síndrome, revisando dificuldades encontradas na inclusão desta criança na Rede Regular de Ensino, através de entrevista com sua mãe e sua professora.

Unitermos- Síndrome de Goldenhar, Educação Especial, Educação Inclusiva

ABSTRACT

We discuss the information included in Fernandes’ Monograph and opinions of his guide (Stobäus), centered in interfaces with Special Education/Full Inclusion, pointing anatomic-functional elements of this Syndrome, reviewing difficulties encountered in full inclusion, by interview with his mother and teacher.

Keywords: Goldenhar Syndrome, Special Education, Full Inclusion

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Biografia do Autor

Claus Dieter Stobäus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

pós-graduação em educação, faculdade de educação da pucrs

Carla Rejane Crixel Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

especialista em educação inclusiva - pucrs

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Publicado

2014-04-11

Como Citar

Stobäus, C. D., & Fernandes, C. R. C. (2014). Síndrome de Goldenhar e a educação inclusiva. Revista Educação Especial, 27(48), 53–64. https://doi.org/10.5902/1984686X4444

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua