Inclusão escolar na Itália e no Brasil: proximidades e distâncias na política educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X41924

Palavras-chave:

Educação Especial, políticas de inclusão escolar, práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que aborda temas fundamentais para inclusão escolar no Brasil e na Itália. O estudo tem como objetivo analisar as políticas de inclusão escolar, identificando proximidades e distanciamentos nesses processos, nos dois contextos. Na Itália, desde a década de 1970, há movimentos políticos de inclusão escolar, resultando em um sistema de ensino no qual dispositivos pedagógicos, normativos e sociais interagem em uma perspectiva inclusiva. No Brasil, os progressos relativos às políticas públicas de inclusão escolar são reconhecidos a partir do final dos anos 1990. Com base nas premissas da pesquisa qualitativa, o estudo de caráter bibliográfico foi desenvolvido por meio de um amplo levantamento que envolveu textos acadêmicos e documentos normativos. As bases teóricas fazem referência ao pensamento sistêmico, na articulação com as produções de Gregory Bateson (2001), Humberto Maturana e Francisco Varela (1995). Além disso, houve ampla busca de estudos sobre políticas de inclusão escolar produzidos nos dois contextos analisados.  Para a análise foram estabelecidos três eixos fundamentais de aproximação: políticas de inclusão escolar, formação de professores e práticas pedagógicas. Tais dimensões são identificadas em sua variabilidade temporal e suas diretrizes específicas, como fundamentais no desencadeamento, na sustentação e qualificação da inclusão nos dois países.

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Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora doutora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Antonello Mura, Universidade de Cagliari, Cagliari, Itália.

Professor doutor na Universidade de Cagliari, Cagliari, Itália.

Antioco Luigi Zurru, Universidade de Cagliari, Cagliari, Itália.

Professor doutor na Universidade de Cagliari, Cagliari, Itália.

Ilaria Tatulli, Universidade de Cagliari, Cagliari, Itália.

Professor na Universidade de Cagliari, Cagliari, Itália.

Claudio Roberto Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor doutor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Freitas, C. R. de, Mura, A., Zurru, A. L., Tatulli, I., & Baptista, C. R. (2020). Inclusão escolar na Itália e no Brasil: proximidades e distâncias na política educacional. Revista Educação Especial, 33, e30/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X41924

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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