Status sociométrico de alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro do autismo na educação infantil e ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X36641

Palavras-chave:

Interação Social, Educação Infantil, Ensino Fundamental.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo comparar o status sociométrico de alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro do autismo (TEA) nos âmbitos da Educação Infantil (EI) e do Ensino Fundamental (EF). Participaram deste estudo 51 indivíduos, dos quais 25 estavam matriculados na EI e 26 no EF. O instrumento utilizado correspondeu à Sociometria, que possibilita identificar o nível de aceitação ou rejeição de indivíduos em situações de grupo. Para tanto, foi aplicado um teste sociométrico, com o intuito de indagar, a todos os educandos, sobre a preferência de escolhas em nível social, uma de caráter positivo (aceitação em relação ao grupo) e outra, negativo (rejeição em relação ao grupo). Todos foram submetidos ao teste, entretanto, foram analisados os resultados de duas crianças em cada nível da Educação Básica, totalizando 4 estudantes-alvo: duas crianças com deficiência intelectual e outras duas diagnosticadas com TEA. A partir da aplicação do teste, foi possível identificar o status dos indivíduos em seu grupo social. Os resultados obtidos apontaram que os alunos-alvo da Educação Infantil apresentaram status de isolado e excluído. Em contrapartida, os alunos do Ensino Fundamental apresentaram um status sociométrico mais positivo, como o de não-excluído e popular. Conclui-se que o tempo de convívio entre os sujeitos é um fator determinante na criação de vínculo. Além disso, identificou-se que, mais do que a deficiência, a dimensão subjetiva parece ser um fator crucial no processo de interação.

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Biografia do Autor

Cristiane Makida Dyonisio, Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo.

Professora mestra na Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo.

Professor doutor na Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-04-10

Como Citar

Dyonisio, C. M., & Gimenez, R. (2020). Status sociométrico de alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro do autismo na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educação Especial, 33, e9/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X36641

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