Revisão sistemática sobre a presença de Núcleos de Acessibilidade na Educação Superior EaD – 2005 a 2018

Autores

  • Renata Andrea Fernandes Fantacini Centro Universitário Claretiano de Batatais Centro Universitário Moura Lacerda http://orcid.org/0000-0001-6149-7987
  • Maria Amelia Almeida Professora Associada do Departamento de Psicologia, Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. São Carlos, São Paulo, Brasil ameliama@terra.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X36305

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação Superior. Inclusão.

Resumo

A inclusão na Educação Superior vêm ocupando crescente espaço nos debates educacionais nacionais e remetem à trajetória da democratização do ensino, mas percebe-se ainda certa fragilidade no que se refere às diretrizes, apesar da existência de um número expressivo de legislações nessa área específica. Este estudo objetivou apresentar uma revisão sistemática de Teses e Dissertações defendidas no Brasil sobre inclusão na Educação Superior e a presença de Núcleos de Acessibilidade na Educação Superior. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura. A busca das produções neste formato foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Banco de Teses e Dissertações da Capes/MEC, que abarca publicações disponíveis na Plataforma Sucupira no período de 2005 a 2018. Evidenciamos39 estudos. Verificamos que pesquisas sobre inclusão na Educação Superior tiveram maior ênfase a partir do ano de 2005, porém, somente a partir de 2014, tivemos a presença do descritor núcleo de acessibilidade na educação superior. Nesse sentido, diante dessas teses e dissertações, defendidas no Brasil até 2018, foram encontrados, apenas um estudo de revisão teórica sobre inclusão na Educação Superior; um outro estudo, de intervenção para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual na Educação Superior; e apenas um estudo, que trata da implementação de Núcleos de Acessibilidade na Educação Superior de uma IES privada, na modalidade de Educação a Distância. Concluímos que, por se tratar de uma área ainda pouco explorada no panorama nacional, outras pesquisas acerca da inclusão na Educação Superior sejam realizadas.

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Biografia do Autor

Renata Andrea Fernandes Fantacini, Centro Universitário Claretiano de Batatais Centro Universitário Moura Lacerda

Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Coordenadora do Curso de graduação em Educação Especial - Licencitaura e dos cursos de Pós-graduação em Pedagogia Hospitalar e Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Claretiano - Centro Universitário de Batatais.

Docente e Tutora dos dursos de graduação e pós-graduação  do Claretiano - Centro Universitário.

Tutora do LEDEF (Curso de perfeiçoamento em Letramento para o aluno com deficiência) - UFSCar

Maria Amelia Almeida, Professora Associada do Departamento de Psicologia, Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. São Carlos, São Paulo, Brasil ameliama@terra.com.br

PhD em Educação pela University of Georgia, UGA, Estados Unidos. Doutora e Mestre em Educação Especial pela Vanderbilt University, Estados Unidos. Professora Associada do Departamento de Psicologia, Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. São Carlos, São Paulo, Brasil

 ameliama@terra.com.br

 

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

Fantacini, R. A. F., & Almeida, M. A. (2019). Revisão sistemática sobre a presença de Núcleos de Acessibilidade na Educação Superior EaD – 2005 a 2018. Revista Educação Especial, 32, e76/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X36305

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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