O desenho universal para aprendizagem no acolhimento das expectativas de participantes de cursos de educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X34504

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem, Modelo Social da Deficiência, Educação a Distância.

Resumo

A eliminação das barreiras para garantir o acesso ao conhecimento de estudantes com distintos perfis de aprendizagem é um desafio nas diferentes etapas e modalidades de ensino. Na educação a distância, os planejamentos dos cursos e disciplinas devem contemplar as diferentes necessidades de todas as pessoas. Este estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado com o intuito de verificar se os princípios e diretrizes do DUA (Desenho Universal para Aprendizagem) acolhem as expectativas de participantes de cursos de EaD no que se refere à participação com autonomia nessa modalidade de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica Thinking aload, para isso contou-se com o software Ocam e, posteriormente, empregou-se a análise de conteúdos com apoio do software Atlas.ti 8.0 para tratamento dos resultados. Esse estudo antecede a oferta do curso de extensão para a comunidade e primou por contemplar a participação de pessoas com deficiência, inspirado pelos estudos emancipatórios. Acredita-se que a participação de pessoas com características diversificadas para aprendizagem é fundamental para a construção de ambientes mais inclusivos, desvelando necessidades de adequações em objetivos, materiais, estratégias, avaliações e organização do espaço virtual de aprendizagem. O framework do DUA contemplou as falas dos participantes revelando ser adequado para a aplicabilidade no planejamento e na oferta de cursos que se pretendem acessíveis, considerando, a priori, a existência de pessoas com diferentes características para participação e permanência nos cursos a distância.

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Biografia do Autor

Geisa Letícia Kempfer Bock, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do departamento de educação a distância do Centro de Educação a Distância da UDESC.

Marivete Gesser, Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do PPGP/UFSC. É coordenadora do NED - Núcleo de Estudos sobre Deficiência - no qual vem estudando deficiência com base em uma perspectiva interseccional e política. Também é membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC; do Margens (Núcleo de Estudos Modos de Vida, Família e Relações de gênero); e do GT da ANPPEP Psicologia, Política e Sexualidades.Estuda os seguintes temas: estudos sobre deficiência, gênero e deficiência, deficiência e direitos humanos, processos educativos e constituição do sujeito, educação inclusiva.

Adriano Henrique Nuernberg, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor PhD Aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Deficiência - NED/UFSC. Pesquisador do campo dos Disabilities Studies e do Feminist Disability Studies

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Publicado

2019-06-05

Como Citar

Bock, G. L. K., Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2019). O desenho universal para aprendizagem no acolhimento das expectativas de participantes de cursos de educação a distância. Revista Educação Especial, 32, e64/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X34504