Incluir, comparar e competir: serviços de avaliação externa em larga escala e inclusão escolar

Autores

  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes UDESC
  • Marilia Segabinazzi Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33104

Palavras-chave:

Avaliação Externa em Larga Escala, Inclusão Escolar, Políticas Educacionais

Resumo

Em um mesmo contexto escolar coexistem políticas educacionais com diferentes ênfases, como é o caso das políticas de inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial e as políticas de avaliação externa em larga escala. Nesse trabalho, ao explorarmos dados sobre a utilização de pacotes de serviços privados que envolvem avaliação externa em larga escala para os sistemas de educação municipal no estado de Santa Catarina e sua relação com proposições de educação inclusiva, apresentamos os resultados parciais de duas investigações e damos atenção à utilização desses recursos como mecanismo de tradução das políticas de avaliação da educação e suas implicações para a construção de uma educação inclusiva. Os dados aqui apresentados foram coletados a partir de diferentes fontes de informação como: matérias da mídia local, documentos legais de contratação desses serviços e também contato direto com as prefeituras para identificar a existência desses serviços no município. O paradoxo criado entre propostas que elegem a competição e a comparação como elementos-chave em detrimento do necessário reconhecimento das diferenças entre sujeitos, é um dos focos de reflexão apresentados no texto e são postos em cena para discutir as implicações desses serviços na educação pública municipal.  

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Mendes, G. M. L., & Segabinazzi, M. (2018). Incluir, comparar e competir: serviços de avaliação externa em larga escala e inclusão escolar. Revista Educação Especial, 31(63), 849–862. https://doi.org/10.5902/1984686X33104

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial

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