Por que as escolas continuam “laudando” alunos com deficiência intelectual?

Autores

  • Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-5906-0487
  • Carla de Paiva Professora das Redes Públicas de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32902

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, ciclo de políticas, avaliação

Resumo

Este artigo discute a avaliação e o encaminhamento de alunos com deficiência intelectual a partir das diretrizes de educação inclusiva contidas na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A pesquisa foi realizada com gestores da área de Educação Especial de sete redes de ensino da Baixada Fluminense/RJ. Como referencial teórico e metodológico empregamos a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball para discutir as várias dimensões que envolvem, ainda hoje, as concepções e práticas avaliativas adotadas nas redes de ensino para garantir ou não o suporte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estes alunos. Os resultados, entre outros aspectos, mostraram a predominância do modelo médico com uso do laudo, em detrimento do modelo social e de direitos, nas práticas avaliativas adotadas pelas redes de ensino. A investigação também sinalizou a manutenção e, até mesmo, a ampliação das parcerias público-privado no processo de avaliação destes sujeitos.

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Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e pesquisadora do CNPq. E-mail: marciadenisepletsch@gmail.com

Carla de Paiva, Professora das Redes Públicas de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora das Redes Municipais de Educação de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. E-mail: car_pv@hotmail.com

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Pletsch, M. D., & Paiva, C. de. (2018). Por que as escolas continuam “laudando” alunos com deficiência intelectual?. Revista Educação Especial, 31(63), 1039–1054. https://doi.org/10.5902/1984686X32902

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial

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