A normatização do AEE na educação infantil municipal de Niterói

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32798

Palavras-chave:

Atendimento educacional especializado, Políticas públicas, Educação infantil.

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado da Universidade Federal Fluminense, que teve como objetivo identificar o ciclo de políticas públicas do Atendimento Educacional Especializado – AEE no munícipio de Niterói. Assim como analisar a maneira como tais políticas em favor das crianças com necessidades educacionais especiais, menores de seis anos, tem se materializado nesse sistema municipal de ensino. A apuração dos dados reunidos acerca do contexto histórico-social que compõe a fundamentação teórica desta investigação, adicionada às entrevistas realizadas com os professores e gestores que evidenciam o contexto da prática e mais as análises dos documentos oficiais que imprimem o contexto das normas, compuseram a triangulação de dados realizada à luz do “ciclo de políticas”, proposto por Ball e Bower (1992). No estudo, o recurso empregado expôs por meio dos objetivos alcançados, o imperativo de praticar a política proposta (Oficial) como a política de fato e a necessidade de ressignificar a política em uso (práticas de campo) pelos profissionais responsáveis pela implementação da Lei ou da política, fortalecendo o ensino inclusivo na educação infantil da rede municipal de Niterói através do Atendimento Educacional Especializado.

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Biografia do Autor

Fernanda Viannay Siqueira dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF; Pós- Graduada em Educação Especial pela UNIRIO; Pedagoga pela UNESA ; Cursou Normal Superior no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é membro pesquisador do NESED e Professora estatutária da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado da Educação Infantil. 

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (1997). Professor e Pesquisador Adjunto da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado EBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Tem experiência significativa na área de Ensino e atualmente trabalha com pesquisa nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Saúde nos âmbitos da Graduação e da Pós-Graduação. 

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Santos, F. V. S. dos, & Queiroz, P. P. de. (2019). A normatização do AEE na educação infantil municipal de Niterói. Revista Educação Especial, 32, e57/ 1–14. https://doi.org/10.5902/1984686X32798

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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