Bullying e inclusão no ensino fundamental I: ações de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31773

Palavras-chave:

Bullying, Inclusão, Ensino Fundamental I, Formação de professores

Resumo

O bullying é um tipo de violência que ocorre entre pares, principalmente na escola. Suas características principais são ações repetidas e intencionais de um aluno contra outro, que causam sofrimento à vítima e danos a todos os envolvidos. Sabe-se que crianças com deficiência sofrem mais bullying do que crianças sem deficiência. Portanto, considerando-se que a escola contemporânea tem o dever de propiciar um espaço saudável de aprendizagem para os alunos com deficiência, este estudo teve como objetivo investigar as ações de professores do Ensino Fundamental I sobre bullying e os alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino. Participaram seis professores da rede municipal de Educação de uma cidade do interior de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: (a) um questionário sociodemográfico e (b) entrevista semiestruturada sobre bullying e inclusão escolar para professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo (Lavine; Dionne, 1999). Os resultados indicaram que os professores tendem a ser ativos no que tange essas ações, embora a literatura indique que nem sempre essa agressão pode ser observada pelos mesmos, visto que tende a ser velada para os professores. As ações citadas pelos participantes demonstram que, embora nem sempre assertivos, eles reconhecem a importância de suas intervenções. Observou-se ainda que ser professor especialista ou generalista pode influenciar as concepções desses professores sobre as temáticas investigadas e que o tipo de deficiência do aluno em inclusão influência nas práticas desses professores e na forma como a classe interage com esse aluno.

 

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Biografia do Autor

Anna Karolina Santoro Borges, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

É mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2004). Atualmente é Professora de Educação Básica I - PEB I - Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Americana. E mestranda do Programa de pós graduação em Psicologia da Puc/Campinas, na área de Ciências Humanas ? Psicologia ? Intervenção e Prevenção Psicológica, na linha de pesquisa: Intervenções Psicológicas e Processos de Desenvolvimento Humano, no grupo de pesquisa: "Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Bullying, inclusão, literatura infantil, afetividade e ambiente sociomoral cooperativo.

Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

É Psicóloga (PUCRS, 2001), Especialista em Terapia de Família e Casal (Domus, 2004), Mestre em Psicologia (UFRGS, 2008) e Doutora em Psicologia (UFRGS, 2014). É Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da PUC-Campinas. É pesquisadora do grupo de pesquisa Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da PUC-Campinas. É membro do grupo de trabalho Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). É colaboradora do Laboratório de Psicologia e Epistemologia Genética (LAPEGE/UFRGS). Atua na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em desenvolvimento do adolescente, construção do projeto de vida e desenvolvimento de programas de intervenção.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Borges, A. K. S., & Dellazzana-Zanon, L. L. (2019). Bullying e inclusão no ensino fundamental I: ações de professores. Revista Educação Especial, 32, e9/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X31773

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua