<b>Análise de vocábulos para a elaboração de pranchas de comunicação suplementar e alternativa para alunos com deficiência</b>

Autores

  • Andréa Carla Paura UNESP
  • Débora Deliberato UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3109

Palavras-chave:

Special Education, Child Language, Vocabulary.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição dos vocábulos utilizados em instrumentos de avaliação da linguagem e/ou do vocabulário utilizados no Brasil para a elaboração de pranchas de comunicação alternativa. Para isso, foram analisadas listas de vocábulos dos instrumentos de avaliação selecionados por meio de protocolo elaborado para este fim. Verificou-se a frequência de ocorrência de cada vocábulo, considerando quatro listas de vocábulos dos instrumentos e a frequência de ocorrência dos vocábulos de acordo com a classificação proposta pelo sistema Picture Comunication Symbols (PCS). Os resultados mostraram que a frequência de vocábulos que ocorreu uma única vez foi de 67,88%, e que a frequência de ocorrência de substantivos concretos e abstratos nos instrumentos foi de 60,04%. O instrumento que mais apresentou vocábulos com uma ocorrência foi o Teste de Vocabulário em Imagens Peabody – TVIP. Dessa forma, o estudo concluiu que o uso de instrumentos já utilizados e padronizados podem contribuir no processo de avaliação, seleção e implementação de recursos de comunicação suplementar e alternativa para crianças e jovens com deficiência.

Palavras-chave: Educação Especial; Linguagem infantil; Vocabulário.

 

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Biografia do Autor

Andréa Carla Paura, UNESP

Fonoaudióloga, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela EPM-UNIFESP; Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília SP. Orientador de Disciplina-Tutor do curso de Pedagogia UNESP-UNIVESP.

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Publicado

2011-12-24

Como Citar

Paura, A. C., & Deliberato, D. (2011). <b>Análise de vocábulos para a elaboração de pranchas de comunicação suplementar e alternativa para alunos com deficiência</b>. Revista Educação Especial, 24(41), 409–425. https://doi.org/10.5902/1984686X3109

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua