Inclusão no contexto escolar: Estado do conhecimento, práticas e proposições

Autores

  • Flávia Eloisa Caimi Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS. http://orcid.org/0000-0001-5509-6060
  • Rosângela Nunes da Luz Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X29202

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Educação Inclusiva, Revista Brasileira de Educação Especial

Resumo

O estudo focaliza as tendências de produção científica concernentes à Educação Inclusiva, elegendo como fonte de dados primários a Revista Brasileira de Educação Especial, observado o recorte temporal 2005-2015. Com o objetivo de sistematizar as alternativas/proposições que vêm sendo gestadas e efetivadas no âmbito da pesquisa acadêmica frente ao tema da inclusão escolar, constituiu-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, tomando como corpus 41 artigos publicados na referida revista, interpelando-os com indagações dessa natureza: quem são os pesquisadores e quais suas procedências? Quais os procedimentos metodológicos adotados nas pesquisas? Que campos e objetos de estudo são privilegiados? Quais as críticas e alternativas/proposições apontadas nos trabalhos para a prática da Educação Inclusiva? Dentre os resultados da pesquisa destaca-se: a necessidade da aquisição continuada de conhecimentos que auxiliem na formação de visão, postura e ações alinhadas ao processo inclusivo; a exigência de comprometimento e disponibilidade dos sujeitos envolvidos com a inclusão, única via que viabiliza aos alunos oportunidades de participar e potencializar suas habilidades; a superação da inclusão escolar como modelo imposto pelo governo, que generaliza e formata diferenças em semelhanças; a participação e o apoio da sociedade, dos órgãos governamentais e de toda a comunidade escolar como condição essencial para que a inclusão dos alunos com deficiência se efetive com a qualidade e celeridade necessárias.  Assim, reforça-se a tese de que é necessário atender aos alunos com deficiência no sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal para todos os que ali se encontram.   

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Biografia do Autor

Flávia Eloisa Caimi, Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Pós-doutora pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Flacso/Argentina (2014). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Passo Fundo/RS. 

Rosângela Nunes da Luz, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Erechim

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo/RS (2016). Atua como Coordenadora Pedagógica e Regente de Classe em Língua Portuguesa na Escola Estadual do Ensino Médio Irany Jaime Farina em Erechim/RS. Professor substituto na disciplina de Produção Textual na Universidade Fronteira Sul (UFFS). 

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Caimi, F. E., & Luz, R. N. da. (2018). Inclusão no contexto escolar: Estado do conhecimento, práticas e proposições. Revista Educação Especial, 31(62), 665–682. https://doi.org/10.5902/1984686X29202

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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