Atitudes e práticas pedagógicas de inclusão para o aluno com autismo

Autores

  • Karla Tomaz Faria Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Cristina Trigueiro Veloz Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Victor Amoroso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cristiane Silvestre de Paula Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28701

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Escola

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete o aproveitamento escolar do aluno e o funcionamento adaptativo nos ambientes social e familiar. Os objetivos do estudo foram verificar conhecimentos sobre TEA, atitudes e práticas pedagógicas junto a alunos com o transtorno. Esse estudo teve desenho transversal descritivo com a participação de 217 professores da educação básica de uma rede pública. O instrumento de coleta de dados foi um questionário que averiguou conhecimentos sobre TEA, atitudes e práticas pedagógicas dos professores em sala de aula.  Foram conduzidas análises descritivas de frequência e percentual. Os resultados indicaram que 84,8% dos profissionais reconheceram corretamente a presença de fatores associados a déficits de interação social, comportamento e comunicação, mas 30% cometeram erros na compressão dos fatores etiológicos. Considerando a opinião dos 102 (47%) professores participantes do estudo que tinham tido alunos com TEA em algum momento de sua atuação profissional, verificou-se em média que 70,56% deles concordavam com praticamente todas as ações educacionais e pedagógicas do Desenho Universal da Aprendizagem. Porém, a implementação dessas técnicas na prática não conseguia atingir o mesmo nível, já que essas ações eram utilizadas em média por 56,87% dos professores.  O estudo possibilitou, a partir do relato dos professores, mapear integradamente aspectos essenciais que devem fazer parte de acomodações e/ou adaptações curriculares para alunos com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Tomaz Faria, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Aluno de Iniciação Científica. PIBIC. Graduanda em Psicologia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, São Paulo, SP, Brasil

Maria Cristina Trigueiro Veloz Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Adjunto I e Coordenador Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Psicóloga, Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, São Paulo, SP, Brasil;

Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Adjunto I e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Psicólogo, Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, São Paulo, SP, Brasil. 

Victor Amoroso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Aluno de Iniciação Científica. PIBIC. Graduando em Psicologia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, São Paulo, SP, Brasil. 

Cristiane Silvestre de Paula, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Adjunto I do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Psicóloga, Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, São Paulo, SP, Brasil e Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil. 

Referências

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA-APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C.; ROMANO, C. Análise Aplicada do Comportamento. In: SCHWARTZMAN, J. S.; ARAÚJO, C. A. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: MEMNON, 2011. p. 278-296.

BARIC, V. B. et al. The Occupational Transition Process to Upper Secondary School, Further Education and/or Work in Sweden: As Described by Young Adults with Asperger Syndrome and Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 47, n. 3, p.667-679, 2017.

BRANDE, C. A.; ZANFELICE, C. C. A inclusão escolar de um aluno com autismo: diferentes tempos de escuta, intervenção e aprendizagens. Revista Educação Especial, v. 25, n. 42, p. 43-56, 2012.

BRENTANI, H. et al. Autism spectrum disorders: an overview on diagnosis and treatment. Revista Brasileira de Psiquiatria., v.35, n.1, p.S62-S72, 2013.

BUENO, J. G. S. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 3, n. 5, p. 7-25, 1999.

BURGER-CAPLAN, R. et al. Predicting social and communicative ability in school-age children with autism spectrum disorder: A pilot study of the Social Attribution Task, Multiple Choice. Autism, v.20, n.8, p.952-962, 2016.

BUTTERWORTH, J., MIGLIORE, A. Trends in employment outcomes of young adults with intellectual and developmental disabilities 2006-2013. 2015.113 f. University of Massachusetts Boston, Institute for Community Inclusion, Boston, 2015.

CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.28, n.3, p.315-324, 2012.

CHANG, C. L. Adaptive behaviors in high-functioning Taiwanese children with autism spectrum disorders: an investigation of the mediating roles of symptom severity and cognitive ability. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 43, n. 6, p. 1347-55, 2013.

DE VRIES, M. et al. Exploring possible predictors and moderators of na executive function training for children with an autism spectrum disorder. SAGE Journals, Autism, 2017.

DE MATTOS, L. K.; NUERNBERG, A. H. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnósticos de autismo na Educação Infantil. Revista Educação Especial, v.24, n.39, p. 129-141, 2011.

EAPEN, V., CRNCEC, R., WALTER A. Clinical outcomes of an early intervention program for preschool children with Autism Spectrum Disorder in a community group setting. BMC Pediatrics., v. 13, n.3, 2013.

FAVORETTO, N. C.; LAMONICA, D. A. C. Conhecimentos e necessidades dos professores em relação aos transtornos do espectro autístico. Revista Educação Especial, vol.20, n.1, p.103-116, 2014.

FROST, K. M.; HONG, N.; LORD, C. Correlates of Adaptive Functioning in Minimally Verbal Children With Autism Spectrum Disorder. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, v. 122, n. 1, p. 1-10, 2017.

GIANGRECO, M. F. Extending Inclusive Opportunities How can students with disabilities meaningfully participate in class if they work many levels below classroom peers? Educational Leadership, v. 64, n. 5, p. 34-37, 2007.

GOMES, C. G. S.; MENDES, E. G. Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Revista Educação Especial, v.16, n.3, p. 375-396, 2010.

HARRISON, A. J. et al. Development of a Brief Intervention to Improve Knowledge of Autism and Behavioral Strategies Among Parents in Tanzania. Intellectual Developmental Disabilities, v.54, n. 3, p. 187-201, 2016.

KEEHN B.; WESTERFIELD, M.; MÜLLER, R.A et al. Autism, Attention, and Alpha Oscillations: An Electrophysiological Study of Attentional Capture. Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging. v.2, n.6, p. 528-536, 2017.

KOENIG, K. P. et al. Issues in implementing a comprehensive intervention for public school children with autism spectrum disorders. Journal of Prevention & Intervention in the Community, v.42, n.4, p.248-63. 2014.

LAWSON, R.P.; AYLWARD, J.; WHITE, S.; REES, G. A striking reduction of simple loudness adaptation in autism. Scientific Reports. v.5, 16157; 2015.

LEDFORD, J.R.; WEHBY, J.H. Teaching Children with Autism in Small Groups with Students Who are At-Risk for Academic Problems: Effects on Academic and Social Behaviors. Journal of Autism and Developmental Disorders. v.45 n.6 p. 1624-35, 2015.

LEMOS, E. L. de M. D.; SALOMAO, N. M. R.; AGRIPINO-RAMOS, C. S. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Revista Educação Especial, vol.20, n.1, p.117-130, 2014.

LIMA, S. M.; LAPLANE, A. L. F. de. Escolarização de Alunos com Autismo. Revista Educação Especial, v.22, n.2, p.269-284, 2016.

LUKITO, S.; JONES, C.R.G.; PICKLES, A. et al. Specificity of executive function and theory of mind performance in relation to attention-deficit/hyperactivity symptoms in autism spectrum disorders. Molecular Autism. v.9 n.8, p.60, 2017.

MPAKA, D. M. et al. Prevalence and comorbidities of autism among children referred to the outpatient clinics for neurodevelopmental disorders. Pan African Medical Journal, v.17, p.25-82, 2016.

NAHMIAS, A. S.; KASE, C.; MANDELL, D. S. Comparing cognitive outcomes among children with autism spectrum disorders receiving community-based early intervention in one of three placements. Autism. v.18, n.3, p.311-20, 2014.

NATIONAL GUIDELINE ALLIANCE (UK). Mental Health Problems in People with Learning Disabilities: Prevention, Assessment and Management. London: National Institute for Health and Care Excellence (UK). NICE Guideline, n. 54. 2016.

NUNES, D. R. de P.; AZEVEDO, M. Q. O. de.; SCHMIDT, C. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial. v.26, n.47, p. 557-572, 2013.

OAKLEY C.; MAHONE E. M.; MORRIS-BERRY C.; et al. Primary complex motor stereotypies in older children and adolescents: clinical features and longitudinal follow-up. Pediatric Neurology. v.52, n.4, p.398-403, 2015.

ORSATI, F. T. Acomodações, modificações e práticas efetivas para a sala de aula inclusiva. Temas sobre Desenvolvimento, v.19, n.107, p.213-22, 2013.

OTSUKA, S. et al. Emotion Perception Mediates the Predictive Relationship Between Verbal Ability and Functional Outcome in High-Functioning Adults with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.47, n.4, p.1166-1182, 2017.

PANERAI, S.,FERRANTE, L.,ZINGALE, M. Benefits of the Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children (TEACCH) programme as compared with a non-specific approach. Journal of Intellectual Disability Research, v. 46, n. 4, p.318-27, 2002.

PANERAI, S. et al. Special education versus inclusive education: the role of the TEACCH program. Journal of Autism and Developmental Disorders, v.39, n.6, p.874-82, 2009.

PAULA, C. S.; BELISÁRIO FILHO, J. F.; TEIXEIRA, M. C. T. V. Estudantes de psicologia concluem a graduação com uma boa formação em autismo? Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 18, n.1, p.206–221, 2016.

PAULA, C. S. et al. How to improve the mental health care of children and adolescents in Brazil: Actions needed in the public sector. Revista Brasileira de Psiquiatria, v.34, n.3, p.334–341, 2012.

PITZIANTI, M.; D'AGATI, E.; PONTIS, M et al. Comorbidity of ADHD and High-functioning Autism: A Pilot Study on the Utility of the Overflow Movements Measure. Journal of Psychiatric Practice. v.22, n.1, p.22-30, 2016.

REILLY, C. Behavioural phenotypes and special educational needs: is an etiology important in the classroom? Journal of Intellectual Disability Research, v.56, n.10, p.929-46, 2012.

ROORDING-RAGETLIE, S. et al. Working memory training in children with neuropsychiatric disorders and mild to borderline intellectual functioning, the role of coaching; a double-blind randomized controlled trial. BMC Psychiatry, v.17, p. 114, 2017.

ROSE, D.H. National Center on Universal Design for Learning Guideline. National Center on Universal Design for Learning; 2003.

SALVI, I. A inclusão da pessoa com necessidades educativas especiais no contexto educacional. Instituto Catarinense de Pós-graduação. p.1-10, 2003.

SAMADI, S. A. et al. The challenges of screening pre-school children for autism spectrum disorders in Iran. Disability and Rehabilitation, v.38, n.17, p.1739-47, 2016.

SANT'ANA, I.M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, v.10, n.2, p.227-234, 2005.

SCOTT, L. A. et al. Implementing a UDL Framework: A Study of Current Personnel Preparation Practices. Journal of Intellectual & Developmental Disability. v.55, n.1, p. 25-36. 2017.

SMITH, S. J.; LOWREY, K. A. Applying the Universal Design for Learning Framework for Individuals With Intellectual Disability: The Future Must Be Now. Journal of Intellectual & Developmental Disability. v.55, n.1, p.48-51, 2017.

SPAULDING, C. J.; LERNER, M. D.; GADOW, K. D. Trajectories and correlates of special education supports for youth with autism spectrum disorder and psychiatric comparisons. Autism. v.21, n.4, p.423-435, 2017.

STAHMER, A. C.; AKSHOOMOFF, N.; CUNNIGHAM, A.B. Inclusion for toddlers with autism spectrum disorders: the first ten years of a community program. Autism. v.15, n.5, p.625-41, 2011.

TEIXEIRA, M. C. T. V. et al. Literatura científica brasileira sobre transtornos do espectro autista. Revista da Associação Médica Brasileira. v. 56, n. 5, p. 607-614, 2010.

TEIXEIRA, M.C.T.V.; SILVA, N. A.; BARALDI, G.S.; EMERICH, D.R.; MILAN, E.; CARREIRO, L. R. R. Intervenções em sala de aula com alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. In: DIAS, N.M.; MECCA, T.P. (Org.). Contribuições da neuropsicologia e da psicologia para intervenção no contexto educacional. São Paulo: MEMNON, 2015. p. 249-258.

TOMLINSON, C. A. Reconcilable Differences? Standards-Based Teaching and Differentiation. How to Differentiate Instruction. v. 58, n.1, p. 6-11, 2000.

ZAJIC, M. C. Attention and written expression in school-age, high-functioning children with autism spectrum disorders. SAGE Journals, Autism, p.1-14, 2016.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Faria, K. T., Teixeira, M. C. T. V., Carreiro, L. R. R., Amoroso, V., & Paula, C. S. de. (2018). Atitudes e práticas pedagógicas de inclusão para o aluno com autismo. Revista Educação Especial, 31(61), 353–370. https://doi.org/10.5902/1984686X28701

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.