Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física

Autores

  • Mariana Dutra Zafani Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, São Paulo
  • Carolina Cangemi Gregorutti Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, São Paulo
  • Luciana Ramos Baleotti Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28432

Palavras-chave:

Professor, Inclusão escolar, Tarefa de casa.

Resumo

Objetivou-se identificar e analisar a concepção de 15 professores acerca da tarefa de casa (TC), e investigar como a TC está sendo proposta para o aluno com deficiência física (DF). Para coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados apontam que, de maneira geral, os professores consideram a TC importante e uma extensão da prática pedagógica, além de favorecer a interação entre pais e filhos e a aproximação dos pais na escola. No entanto, não a propõem para todos os alunos com DF em função de não terem capacitação para a sua adequação. Este estudo permitiu identificar a concepção do professor acerca da função da tarefa de casa, e verificar as possíveis congruências e/ou incongruências que podem manifestar-se entre tal concepção e a operacionalização da tarefa de casa para o aluno com DF. Ressalta-se a importância de se investigar o papel da tarefa de casa no contexto da Educação Inclusiva de diferentes alunos que constituem o público alvo da Educação Especial.

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Zafani, M. D., Gregorutti, C. C., & Baleotti, L. R. (2017). Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física. Revista Educação Especial, 30(59), 763–774. https://doi.org/10.5902/1984686X28432

Edição

Seção

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva