<b>Educação Especial Superior: o exemplo da Universidade de Brasília</b>

Autores

  • Juliana Cal Auad
  • Maria Inês Gandolfo Conceição Universidade de Brasília (UNB)

Palavras-chave:

Special Education, Inclusive Schooling, Inclusive High Schooling.

Resumo

A legislação brasileira avança a cada dia, permitindo a inserção gradativa do aluno com deficiência. Porém, ainda constata-se uma imensa dificuldade da sociedade para efetivar propostas de inclusão, o que gera a constante revisão das práticas inclusivas. Até recentemente, poucas pessoas com necessidades especiais (PNEs) tinham acesso à educação superior no Brasil, conseqüência direta do não-acesso desta população à educação básica e aos serviços de reabilitação. Na literatura constam apenas dois relatos de experiência institucional de inclusão universitária: o da Universidade de Brasília (UnB) e o da Universidade Estadual do Ceará. Neste artigo apresenta-se a experiência da UnB que funciona por meio da ação conjunta de nove Grupos de Trabalho com funções específicas: atendimento a candidatos ao PAS, vestibulares e concursos; socialização e política de integração; organização de banco de dados acerca dos PNEs na comunidade universitária; identificação e encaminhamento das necessidades de adaptação curricular; suporte acadêmico e tecnológico para os PNEs; co-gestão nos projetos do Programa; planejamento e execução de projetos urbanos; divulgação pelos meios de comunicação internos e externos; acessibilidade no campus e viabilização de transporte adaptado para PNEs; e o treinamento de funcionários na integração social do PNE.

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Inclusão Universitária.

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Como Citar

Auad, J. C., & Conceição, M. I. G. (2009). <b>Educação Especial Superior: o exemplo da Universidade de Brasília</b>. Revista Educação Especial, 22(34). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/274

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua