<b>Acesso e permanência do aluno com deficiência na instituição de ensino superior</b>

Autores

  • Telma Brito Rocha Universidade Federal da Bahia (UFB)
  • Theresinha Guimarães Miranda Universidade Federal da Bahia (UFB)

Palavras-chave:

Higher Education, Special Education, Inclusion and Assistive Technologies.

Resumo

É inegável o papel social da universidade e seu compromisso de proporcionar um processo educacional mais justo e democrático para a elaboração de conhecimentos e efetivação de políticas inclusionistas. Nesse sentido, o presente trabalho tem a finalidade de analisar as condições de acesso e permanência do aluno com deficiência numa universidade federal, situada na região nordeste Os resultados encontrados convergem para o despreparo, tanto da Universidade, quanto dos profissionais que dela fazem parte, para proporcionar o atendimento adequado às necessidades especiais desses alunos. Por isso, é necessário que a Universidade invista na definição de uma política institucional para a construção de práticas inclusivas que beneficiem o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência, através das Tecnologias Assistivas para promoção e equalização de oportunidades.

Palavras-chave: Ensino Superior. Educação Especial. Inclusão e Tecnologias Assistivas.

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Como Citar

Rocha, T. B., & Miranda, T. G. (2009). <b>Acesso e permanência do aluno com deficiência na instituição de ensino superior</b>. Revista Educação Especial, 22(34). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/273

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua