Rejeição e vitimização por pares em crianças com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Deisy Ribas Emerich Universidade de São Paulo
  • Felipe Alckmin-Carvalho Universidade de São Paulo
  • Márcia Helena Silva Melo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22217

Palavras-chave:

Necessidades educacionais especiais, Rejeição por pares, bullying

Resumo

Crianças com necessidades educacionais especiais, como Deficiência Intelectual (DI) e Transtornos do Espectro Autista (TEA), participam cada vez mais de classes regulares. Apesar da relevância desta inclusão, tais crianças podem enfrentar dificuldades como rejeição e vitimização pelos pares. Por meio de uma revisão da literatura, o presente trabalhou teve como objetivo identificar a prevalência, o impacto e os fatores associados à rejeição e vitimização em crianças com DI e TEA. A busca foi realizada nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo, com os descritores: rejeição por pares, vitimização por pares, deficiência intelectual, criança com deficiência e necessidades especiais e seus correlatos em inglês nas bases internacionais. Foram identificados 196 artigos, dos quais 32 preencheram os critérios de inclusão. Verificou-se elevada prevalência de vitimização e alta taxa de rejeição em relação a crianças com necessidades educacionais especiais, independentemente da idade. Déficits nas habilidades sociais e nas funções executivas, comportamento desatento e hiperativo e queixas internalizantes mostraram-se associados às dificuldades no relacionamento com os pares nessa população. Estes indicadores devem ser incluídos em programas de prevenção e/ou tratamento para viabilizar a adequada inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em salas de aula regulares.

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Biografia do Autor

Deisy Ribas Emerich, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutoranda no programa de pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. Docente na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). 

Endereço para correspondência:

Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia. 
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco F, sala 30.
Cidade Universitária
05588030 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30911961

Felipe Alckmin-Carvalho, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutorando no programa de pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo.

Endereço para correspondência:

Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia. 
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco F, sala 19.
Cidade Universitária
05588030 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30912134

Márcia Helena Silva Melo, Universidade de São Paulo

Mestre, Doutora e Pós-doutora no programa de pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)

Endereço para correspondência:

Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia. 
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco F, sala 19.
Cidade Universitária
05588030 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30912134

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Emerich, D. R., Alckmin-Carvalho, F., & Melo, M. H. S. (2017). Rejeição e vitimização por pares em crianças com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, 30(58), 389–404. https://doi.org/10.5902/1984686X22217

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua