Inclusão em foco: um estudo de caso sobre um deficiente que possui surdocegueira no ensino regular

Autores

  • Luiza Liene Bressan Centro Universitário Barriga Verde- Unibave Orleans-SC
  • Beatriz Schueroff Buss Unibave/Unesc
  • Alexandra Aline Lewcowicz Unibave

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X21891

Palavras-chave:

Inclusão. Surdocegueira. Ensino Regular.

Resumo

O presente trabalho aborda o seguinte tema: Inclusão em foco: um estudo de caso sobre um deficiente que possui surdocegueira no ensino regular. Quando se enfatiza esta temática tem-se interesse no estudo sobre a inclusão das pessoas com deficiência. Assim, a questão primordial é buscar conhecer como ocorre o processo de inclusão de uma criança surdocega no ensino regular. Para isso estabelecemos como objetivos deste estudo: Compreender o processo de inclusão de uma criança surdocega no ensino regular; fazer um breve estudo da trajetória histórica da deficiência, verificando de que forma se dá o processo de inclusão no ensino regular. A pesquisa é do tipo descritivo com estudo de caso. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário e as respostas foram analisadas, confrontando os aspectos teóricos da inclusão e a realidade escolar. A pesquisa apontou alguns resultados que merecem maiores reflexões, pois ainda há resistência por parte dos docentes, quando o tema é inclusão. A mudança precisa acontecer no ambiente escolar para que ela se torne de fato uma realidade e não apenas um ato legal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Liene Bressan, Centro Universitário Barriga Verde- Unibave Orleans-SC

Mestre em Ciências da Linguagem- Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares e Especialista em Língua Portuguesa.Professora de Língua Portuguesa e Inglesa por 30 anos na rede pública estadual de SC.

Há 20 anos atua no ensino superior do Unibave, em áreas ligadas ao ensino de língua e literatura. Também é membro e preside a academia orleanense de Letras- ACOL.

Beatriz Schueroff Buss, Unibave/Unesc

Licenciada em Pedagogia, mestranda em Educação Pela Unesc. Professora na rede municipal de ensino de Rio Fortuna-SC

Alexandra Aline Lewcowicz, Unibave

Mestre em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria -RS, Bacharel em Fonoaudiologia e professora do curso de Pedagogia do Unibave.

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Bressan, L. L., Buss, B. S., & Lewcowicz, A. A. (2017). Inclusão em foco: um estudo de caso sobre um deficiente que possui surdocegueira no ensino regular. Revista Educação Especial, 32, e55/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X21891

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua