<b>O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos</b>

Autores

  • Eugênio Paccelli Aguiar Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2028

Palavras-chave:

Podcast for the deaf, Podcast and education, Inclusion podcast.

Resumo

 

Neste artigo buscamos apresentar a tecnologia podcast para, em seguida, sustentar sua relevância como ferramenta educativa inclusiva por meio da exposição de algumas de suas atuais aplicações nesse campo. Observamos a tecnologia por meio de um olhar freireano, para o qual mais importante que as possibilidades técnicas são as efetividades educativas. Considerando a natureza da atual utilização do podcast fora do contexto escolar, destacamos algumas de suas características específicas, sintonizadas com a cooperação de Célestin Freinet, para sustentar o caráter de adequação do uso dessa ferramenta às demandas educativas típicas dos portadores de deficiências visuais e auditivas. Para esses últimos, uma formulação de podcast atenta a um critério educativo inclusivo permite a ampliação dessa ferramenta para o acesso a conteúdos de oralidade mesmo para quem não possui qualquer tipo de audição. Ao final, apontamos a necessidade, por parte da escola, da apropriação do podcast como ferramenta de educação inclusiva.


Palavras-chave: Podcast para surdos. Podcast e educação. Podcast e inclusão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugênio Paccelli Aguiar Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo, mestre e doutorando em educação. Pesquisador da “Base de Pesquisa em Educação e Meios de Comunicação”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2011-10-27

Como Citar

Freire, E. P. A. (2011). <b>O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos</b>. Revista Educação Especial, 24(40), 195–206. https://doi.org/10.5902/1984686X2028

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua