A Formação de professores para inclusão tratada na Revista Brasileira de Educação Especial: uma análise

Autores

  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Vanderley Flor da Rosa Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X19833

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Especial, Revisão sistemática, Análise.

Resumo

A formação de professores para atuar juntos aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) tem sido apontada pela literatura na área de Educação Especial e da Educação como uma necessidade emergente para se efetivar a educação inclusiva. Motivados por esse argumento, este artigo tem o objetivo de caracterizar as publicações referentes ao tema formação de professores para inclusão dos alunos com NEE contidas na Revista Brasileira de Educação Especial no período de 2005 a 2014. Utiliza-se como metodologia de pesquisa a revisão sistemática das edições on line disponíveis. Os primeiros resultados indicaram 333 artigos publicados contemplando diversos temas na área da Educação Especial, dentre estes 19 foram selecionados para análise do conteúdo, considerando que tinham como tema central a formação de professores. Após a leitura dos artigos e análises, foram organizados em cinco categorias que apresentaram as seguintes discussões: análise da/na formação inicial de professores; a formação de professores como prática colaborativa para inclusão; análise de curso/programa de formação continuada; revisões e análises de produções científicas acerca da formação de professores e; por fim, a necessidade de formação pedagógica para atuação educacional. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa, evidenciou-se que além do tema formação de professores ter assumido papel de relevância nas pesquisas, ocupa pouco espaço como objeto central das pesquisas e, assim, se faz necessário ampliar as análises para contribuir com a divulgação de trabalhos desenvolvidos na formação inicial e continuada, bem como para reformulação/reestruturação de cursos e programas.

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Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP) em 2011. Especialista em Educação Especial Inclusiva (2012-2013) e em Políticas Públicas para a Educação(2013-2014), ambas pela UENP/CCP. Experiência profissional como Educadora Infantil na Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio. Atualmente é docente no regime CRES na UENP - Campus de Cornélio Procópio e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC) na linha de formação de professores. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, inclusão, organização da atividade de ensino.

Vanderley Flor da Rosa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação, na linha de pesquisa 'Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira', pela UNESP - Câmpus Marilia (2011). Possui Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo - ICMC/USP (2001). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pelo Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1988), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná (1993), especialização em Administração da Engenharia de Software pela Universidade Norte do Paraná (1995), especialização em Educação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1998). Atualmente é professor da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná onde é professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Informática - PPGI (UTFPR Câmpus CP) e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN (UTFPR Câmpus LD).

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

de Souza Prais, J. L., & da Rosa, V. F. (2017). A Formação de professores para inclusão tratada na Revista Brasileira de Educação Especial: uma análise. Revista Educação Especial, 30(57), 129–144. https://doi.org/10.5902/1984686X19833

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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