Espaços específicos e pedagógicos para a educação de alunos surdos: recorrências nos discursos da ANPEd no período de 1990 a 2010

Autores

  • Cinara Franco Rechico Barberena Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18819

Palavras-chave:

educação – alunos surdos – escola

Resumo

Os diferentes espaços da escola em que os surdos são localizados sofrem (re)configurações de nomeações, de vieses de práticas pedagógicas que, apesar de delinearem deslocamentos de ênfases, continuam a localizar um espaço especial (ou específico) para trabalhar e discutir a surdez e os sujeitos surdos. O presente trabalho analisa como os discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 caracterizam os espaços escolares específicos e pedagógicos  em que os alunos surdos estão inscritos. Invisto, então, em tensionar flashes da história da escola, bem como os saberes ali articulados, para problematizar a constituição dos surdos nesse e a partir desse cenário. O caminho teórico-metodológico recorre aos discursos produzidos na ANPEd no período de 1990 a 2010 que tematizam a escola e a inscrição da surdez e dos alunos surdos, sob a inspiração genealógica foucaultiana. Na análise, foi possível perceber que a escola, tanto especial quanto regular, é o grande espaço mencionado nos trabalhos para que a educação de surdos seja problematizada e é vista também como espaço de defesa da convivência surda e da língua de sinais. Contudo, as práticas, e nelas os saberes sobre os surdos, são inscritas com nuances modernas, embora a discussão sobre a diferença cultural alimentada nos trabalhos seja mobilizada por uma causa contemporânea.

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Biografia do Autor

Cinara Franco Rechico Barberena, Universidade Federal de Roraima

Professora doutora do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Roraima.

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Publicado

2015-09-28

Como Citar

Barberena, C. F. R. (2015). Espaços específicos e pedagógicos para a educação de alunos surdos: recorrências nos discursos da ANPEd no período de 1990 a 2010. Revista Educação Especial, 28(53), 595–606. https://doi.org/10.5902/1984686X18819

Edição

Seção

Dossiê: Diferença, Educação e Cultura

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