Estudo bibliométrico da produção científica sobre a associação de pais e amigos dos excepcionais

Autores

  • João Henrique da Silva Doutorando em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos.
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18170

Palavras-chave:

Educação Especial, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Análise bibliométrica.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar as produções científicas oriundas de teses e dissertações sobre a temática Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trata-se de um estudo quali-quantitativo, de abordagem metodológica bibliométrica e de análise de conteúdo. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em três etapas que incluem a fase de preparação teórica e metodológica, de coleta e registro de dados, e de sistematização e análise dos resultados. Os resultados apontaram que a maioria da produção acadêmica foi realizada no mestrado, entre os anos de 2008 a 2011, e por pessoas do sexo feminino. Foram localizados 29 instituições de ensino entre os 75 trabalhos, os quais concentram-se na região sudeste e sul do país. Constatou-se também que os estudos estão direcionados para o campo de conhecimento da Saúde e Educação. A produção acadêmica analisada apresenta diferentes temáticas relacionadas à educação, bem como objetivos, tipos de estudo e resultados obtidos. Portanto, a pesquisa contribui para discutir sobre o papel das unidades apaeanas na oferta de serviço de apoio complementar ou substitutivo à educação, em vista da qualidade de ensino e efetivação dos direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique da Silva, Doutorando em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos.

Bacharel e Licenciado em Filosofia. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente, cursa doutorado em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação - Educação Especial (NEPEDE-EEs). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação especial; inclusão escolar; educação escolar indígena; produção do conhecimento; filosofia e sociologia da educação.

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Bacharel em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1979), mestre (1986) e doutora (1995) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação, docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS); Educação (PPGE); e Educação Especial (PPGEEs), todos da UFSCar. Tem conduzido pesquisas sobre as dimensões quantitativa e qualitativa da produção científica em várias áreas de conhecimento, por meio da Bibliometria e da Cientometria.

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Silva, J. H. da, & Hayashi, M. C. P. I. (2018). Estudo bibliométrico da produção científica sobre a associação de pais e amigos dos excepcionais. Revista Educação Especial, 31(60), 65–80. https://doi.org/10.5902/1984686X18170

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)