A identidade e a subjetividade cultural surda em vistas à inclusão

Autores

  • Silvana Marques da Silva Universidade Católica de Brasília/Pesquisadora.
  • Benedito Rodrigues dos Santos Universidade Católica de Brasília/Professor Titular.
  • Gabriel Artur Marra e Rosa Universidad del Salvador/Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17102

Palavras-chave:

Movimento surdo, Inclusão, Identidade.

Resumo

Este artigo tem como foco a análise teórica da constituição da identidade cultural e da subjetividade surda, com o objetivo de promover seu reconhecimento como uma diversidade cultural e de aprimorar o processo de inclusão dos surdos no sistema de ensino e na sociedade. Para tanto, o artigo propõe uma revisão crítica da literatura especializada na temática da identidade e da subjetividade surda, com o intuito de averiguar até que ponto essa literatura é capaz de elucidar as principais características da identidade dos surdos e quais são as questões que perpassam o paradigma da inclusão. Os resultados atestam a necessidade de uma mudança profunda e urgente no processo de inclusão dos surdos, considerando a participação desses sujeitos na construção de um novo modelo de inclusão que, além da língua, atenda também a outras especificidades dessa diversidade, pois os surdos seguem à margem social e não se desenvolvem de acordo com as suas potencialidades. Este artigo conclui que, embora a legislação referente à inclusão tenha avançado, ainda há contradição nas práticas inclusivas, o que acentua a sensação de opressão e exclusão dos surdos, pois estes se sentem pressionados a expressarem a sua identidade de acordo com o padrão da sociedade ouvinte.

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Biografia do Autor

Silvana Marques da Silva, Universidade Católica de Brasília/Pesquisadora.

Mestre em Psicologia.

Benedito Rodrigues dos Santos, Universidade Católica de Brasília/Professor Titular.

Doutor em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley, com pós-doutorado pelas universidades Johns Hopkins e da Califórnia em Los Angeles.

Gabriel Artur Marra e Rosa, Universidad del Salvador/Professor Titular

Doutor  e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Silva, S. M. da, Santos, B. R. dos, & Marra e Rosa, G. A. (2016). A identidade e a subjetividade cultural surda em vistas à inclusão. Revista Educação Especial, 29(55), 429–440. https://doi.org/10.5902/1984686X17102

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua