Modelos e Diretrizes para uma Educação Inclusiva: Revisão de Literatura

Autores

  • Maria das Graças Soares Siqueira Faculdade Pio Décimo, Aracaju, Sergipe
  • Fernanda Aguillera Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, Aracaju, Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X16058

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Intervenção, Psicologia.

Resumo

Apesar da inclusão escolar ser uma realidade na legislação brasileira, verifica-se no cotidiano das instituições de ensino regular, particulares e públicas, certa dificuldade em lidar com a adequação às demandas dos alunos especiais. Assim, o objetivo desse trabalho foi identificar pesquisas contendo diretrizes e modelos para promoção da inclusão escolar, que abarcassem a ação do psicólogo. Para tanto, realizou-se busca sistemática nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-Psi), especificamente Lilacs, Scielo e Pepsic. Utilizando-se a palavra-chave inclusão escolar, obteve-se 390, 39 e 22 artigos, respectivamente. Como um número considerável de títulos fugia ao objetivo do trabalho, optou-se por restringir a busca com as palavras-chaves intervenção e inclusão escolar, resultando um total de 55 artigos. A partir da leitura de seus títulos e resumos, foram excluídos os trabalhos com temática em desacordo aos interesses da pesquisa (31) e em duplicidade (09), totalizando 15 artigos para análise. Como resultado verificou-se que de 2005 para cá houve uma crescente produção de trabalhos interventivos voltados para educação inclusiva, predominantemente na área da Psicologia, porém mais publicados em revistas de Educação Especial ou de Educação. Em sua maioria, dedicaram-se a um público etário de 04 a 16 anos, e as intervenções foram mais direcionadas a deficiências específicas ou não identificadas. Mas são raros os relatos de procedimentos e recomendações mais abrangentes, que sirvam de norteadores à prática nesse campo. Tais resultados sugerem lacunas na produção científica voltadas à apresentação de modelos inclusivos mais amplos, com a participação do psicólogo.

 

Palavras-Chave: Inclusão escolar; Intervenção; Psicologia.

 

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Biografia do Autor

Maria das Graças Soares Siqueira, Faculdade Pio Décimo, Aracaju, Sergipe

Graduada em Ciências Biológicas (UFS), especialização em Psicomotricidade e Psicopedagogia, Concludente curso Psicologia(Faculdade Pio Décimo)

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Publicado

2015-05-11

Como Citar

Siqueira, M. das G. S., & Aguillera, F. (2015). Modelos e Diretrizes para uma Educação Inclusiva: Revisão de Literatura. Revista Educação Especial, 28(52), 281–294. https://doi.org/10.5902/1984686X16058

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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