<b>Ilustrações táteis bidimensionais em livros infantis: considerações acerca de sua construção no contexto da educação de crianças com deficiência visual</b>

Autores

  • Adriano Henrique Nuernberg Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1438

Palavras-chave:

llustration touches, Blindness, Inclusive education.

Resumo

A difusão das políticas de educação inclusiva na última década proporcionou o aparecimento de diversas iniciativas voltadas a promover a acessibilidade ao conhecimento por parte das pessoas com deficiência visual. Muitas destas iniciativas, contudo, fundamentam-se em noções enviesadas sobre as formas de acesso e elaboração conceitual de pessoas com cegueira, sobretudo no que tange à cegueira congênita. O objetivo desse artigo é discutir a construção de ilustrações táteis bidimensionais como tentativas de garantir a acessibilidade do conteúdo visual de livros infantis. Com base em aportes da psicologia histórico-cultural de Vigotski, são demarcadas as diferenças entre as formas de percepção visual e tátil, apontando para a linguagem como via de compensação social da cegueira. Ao se identificar problemas conceituais da construção destas ilustrações táteis bidimensionais, espera-se colaborar para melhoria da qualidade dos materiais produzidos no contexto da educação inclusiva, tendo em vista a atenção às especificidades do psiquismo humano na presença da cegueira congênita.

Palavras-chave: Ilustrações táteis. Cegueira. Educação inclusiva.

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Como Citar

Nuernberg, A. H. (2010). <b>Ilustrações táteis bidimensionais em livros infantis: considerações acerca de sua construção no contexto da educação de crianças com deficiência visual</b>. Revista Educação Especial, 23(36). https://doi.org/10.5902/1984686X1438

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua