Comportamentos de pais e professores para promoção da relação família e escola de pré-escolares incluídos

Autores

  • Ana Carolina Camargo Christovam UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Cia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13441

Palavras-chave:

Envolvimento Parental, Relação Família-Escola, Educação Especial.

Resumo

A literatura aponta evidências empíricas de que uma relação próxima entre a família e a escola pode ser efetiva para a construção de práticas de ensino adequadas e para a promoção do desenvolvimento da criança, principalmente no caso de crianças com necessidades educacionais especiais - NEE. O objetivo deste estudo foi descrever como 60 pais e 54 professores de alunos com NEE matriculados na pré-escola estabelecem a relação família-escola, considerando estratégias, frequência, atividades e situações adotadas como promotoras da relação. Os dados foram coletados por meio de questionários, e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que os participantes estabelecem condições para a relação, no entanto, os pais não apresentam clareza da importância de suas ações, levando ao baixo aproveitamento dessas situações, indicando a necessidade de investir na promoção do envolvimento efetivo, investindo em planos de ação, orientando participantes sobre o que e como fazer, aproveitando plenamente os benefícios da boa relação família-escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Camargo Christovam, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008).É Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2011) Está cursando o doutorado em Educação Especial também pela UFSCar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: contingências de ensino, tarefa de casa, comportamento estudar, recursos tecnológicos e dificuldade de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Christovam, A. C. C., & Cia, F. (2016). Comportamentos de pais e professores para promoção da relação família e escola de pré-escolares incluídos. Revista Educação Especial, 1(1), 133–146. https://doi.org/10.5902/1984686X13441

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>