Educação, Inclusão e Direitos Humanos: Como esse Estuário desaguou na Escola

Autores

  • Erika Souza Leme Universidade Federal Fluminense
  • Valdelúcia Alves da Costa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X10078

Palavras-chave:

Education and inclusion, Human rights, Professors´ formation.

Resumo

Resumo: Partimos do pressuposto que a Declaração Universal dos Direitos Humanos (UNESCO, 1948) teve o mérito de ampliar as conquistas sociais, que têm contribuído para o exercício da democracia social e a liberdade do indivíduo, mesmo considerando-se as condições objetivas materiais. Considerando a conquista do direito de acesso de todos à educação, consolidado nos Estados democráticos, cumpre-nos refletir sobre suas implicações e impactos sociais. Nosso estudo envolve a inclusão em educação, em sua perspectiva alargada, com base na participação dos diversos grupos sociais. Sendo assim, o direito propalado representa exigências e desafios à sociedade, uma vez que as leis não democratizam a escola e, sim, suas experiências pedagógicas inclusivas. Essa questão de investigação deriva de nossa experiência como pesquisadora, que nos possibilitou a inserção ao longo de um ano em um colégio público de ensino médio na cidade do Rio de Janeiro, período no qual tivemos acesso aos documentos do colégio, bem como aos professores. Sustentados pelo referencial da teoria crítica no pensamento de Adorno, e pelo referencial conceitual-analítico que implica na articulação entre as dimensões de construção de culturas, desenvolvimento de políticas e orquestração de práticas (BOOTH; AINSCOW), tecemos nossa discussão com base nas percepções dos professores em relação ao direito de todos à educação, buscando refletir sobre as questões que se constituem como exigências e desafios para se estabelecer efetivamente experiências inclusivas no cotidiano das escolas.

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Biografia do Autor

Erika Souza Leme, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, atuante na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Representante no Brasil da ‘Red Internacional de Investigadores y Participantes

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Publicado

2016-11-07

Como Citar

Leme, E. S., & Costa, V. A. da. (2016). Educação, Inclusão e Direitos Humanos: Como esse Estuário desaguou na Escola. Revista Educação Especial, 29(56), 667–680. https://doi.org/10.5902/1984686X10078

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua