<b>Mobilizando saberes docentes na educação física escolar: a construção do conhecimento sobre inclusão</b>

Autores

  • Victor J. Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Edna Venson Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6566

Palavras-chave:

Inclusive education, Teacher knowledge, Teacher training.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6566


Este estudo objetivou compreender como os professores buscam o conhecimento sobre a inclusão, para atuar com os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE), incluídos nas aulas de Educação Física em turmas comuns do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa três colaboradoras, professoras de Educação Física regentes de classe no ensino fundamental. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estuturada, cujas informações foram transcritas e analisadas através do levantamento das unidades de significado e construção de categorias de análise. Os resultados mostraram que as três professoras entrevistadas tiveram contato direto com a Educação Física durante a sua vida escolar, bem como com o esporte de rendimento. Isso fez com que as mesmas optassem pela formação na área, e foi somente depois de terem um aluno incluído em suas aulas, é que foram em busca de uma especialização sobre a inclusão na Educação Física Escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professor Doutor do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Edna Venson, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora de Educação Física

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Conceição, V. J. S. da, Krug, H. N., & Venson, E. (2013). <b>Mobilizando saberes docentes na educação física escolar: a construção do conhecimento sobre inclusão</b>. Revista Educação Especial, 26(46), 465–483. https://doi.org/10.5902/1984686X6566

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua